INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

O inverno brasileiro pode esquentar a população após um período de frio intenso

Diferente do outono gelado que enfrentamos, o inverno terá um início bem ensolarado e com temperaturas mais altas em todo o país.

Diversas áreas de instabilidade começam a se espalhar por todo o Sul do Brasil, também no Paraguai, no norte da Argentina e no Uruguai, que estão ligadas a uma frente fria que está avançando no litoral do estado de Santa Catarina. Algumas nuvens podem passar a ficar carregadas, provocando temporais. Ainda, uma parte dessa névoa chega ao sul do estado de Mato Grosso do Sul.

Contudo, a maior parte das áreas brasileiras estão dentro de uma grande massa de ar seco, o que faz com que a umidade do ar fique mais baixa, inibindo o crescimento de nuvens e, consequentemente, as chuvas.

Algumas nuvens carregadas começaram a crescer em diversos locais ao longo do litoral do Nordeste e Norte do país.


Céu com nuvens no início do inverno. Foto: reprodução/adobe stock.


 

Veja abaixo a previsão do tempo para o início do inverno nesta quarta-feira (21/06)

Região Norte

O ar mais seco é predominante sobre a Rondônia, no centro do, no leste e no sul do estado do Pará e no Tocantins, o que deixa essas regiões com o tempo mais firme, com sol e calor, além de não existirem condições para chuva.

Já no Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, norte e oeste do Pará, observa-se a possibilidade de algumas pancadas de chuva com raios, intercaladas de períodos de sol. O maior risco de chuva forte está presente na região de Roraima e no extremo norte do estado do Amazonas.

Região Nordeste

O ar seco é predominante no interior do Nordeste do país. Ainda, grande parte da região tem um dia com sol e algumas nuvens, no entanto, sem condições para chuva.

Todavia, o clima segue instável no leste do Nordeste, com muitas nuvens e grande possibilidade de pancadas de chuva frequentes no litoral do estado da Bahia, no Recôncavo, em Sergipe, em Alagoas, no litoral, na zona de mata e, também, no agreste do estado de Pernambuco e da Paraíba, no litoral do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Algumas pancadas de chuva com raios e períodos de sol acontecem no litoral do Maranhão.

Região Centro-Oeste

A região Centro-Oeste se encontra com poucas nuvens, baixa umidade no ar e sem condições para chuva devido à uma grande massa de ar seco que está passando pelo Brasil.

As temperaturas seguem amenas durante o amanhecer e fica um pouco mais quente no período da tarde, tendo novamente um dia com grande amplitude térmica.

Algumas áreas de instabilidade que estão crescendo no Sul do Brasil e no Paraguai aumentam as cerrações sobre uma parte do Mato Grosso do Sul. Ainda, há previsão de chuva com raios no período da tarde no sul do estado.

Região Sudeste

O Sudeste do Brasil está se aquecendo, porém, o ar seco é predominante. O dia começa gelado, mas a tarde já está esquentando em todos os estados.

O sol surge mais forte em todas as áreas da região e não existe previsão de chuva. Contudo, algumas nuvens mais altas chegam no estado de São Paulo durante o dia. Existem condições de geada ao amanhecer em áreas mais elevadas da Serra da Mantiqueira e de nevoeiro nas regiões de vale da região.

Região Sul.

Algumas áreas de instabilidade passam a se espalhar na região Sul do país, que estão ligadas a uma frente fria que vem avançando sobre o litoral do estado de Santa Catarina. Somente o norte do Paraná segue ensolarado e com o tempo firme durante o dia. Já a parte que Curitiba é localizada, existem períodos de sol, mas com possibilidade de chuva a qualquer momento. No centro e oeste do Paraná, as pancadas de chuvas com raios acontecem à tarde e, também, à noite.

Já no sul e no sudoeste do estado, na maioria das áreas de Santa Catarina, no leste e no noroeste do Rio Grande do Sul, o dia segue com muita neblina e pancadas de chuva com raios a qualquer momento, que podem ir de moderadas a fortes.

No Planalto e na Serra do Rio Grande do Sul, o dia segue nebuloso e com chuva, com alto risco de chuva forte. Nas demais áreas do Sul, o céu amanhece com neblina e pode até chuviscar, mas o sol aparece entre as nuvens.

Previsões e alertas meteorológicos para quinta-feira (22/06/2023)

Atenção ao risco de chuva moderada a forte nas capitais nordestinas de Maceió, Recife, Macapá e Boa Vista.

Atenção ao risco de geada em áreas elevadas da região da Serra da Mantiqueira, que fica entre São Paulo e o Sul de Minas.

Alerta de temporais no oeste e no centro do estado de Santa Catarina, no sul e sudoeste do Paraná, em Roraima (com exceção do sul do estado), e, também, na fronteira do Amazonas com a Venezuela e a Colômbia.

Atenção para chuvas moderadas a fortes e com raios sobre o norte do Rio Grande do Sul, em toda a serra e no planalto norte do estado de Santa Catarina, no oeste e no centro do Paraná, no litoral dos estados de Alagoas e Pernambuco, e também no noroeste do Pará, Amapá, norte e noroeste do Amazonas e no Sul do estado de Roraima.

Alerta de ar muito seco e níveis de umidade entre 11 e 20% no sudeste e sul e extremo norte do estado de Mato Grosso, no sudoeste de Goiás.

Alerta para ar seco e umidade entre 21 e 30% em Mato Grosso do Sul (com exceção da parte sul do estado), em Mato Grosso do Sul (com exceção do noroeste), no Distrito Federal, em Goiás, no centro-sul do estado do Tocantins, no oeste da Bahia, no oeste, sul e centro de Minas Gerais, e em São Paulo (com exceção da região sul e sudeste do estado).

Foto destaque: céu com nuvens. Foto: Reprodução/getty images.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...