O que é a K9 e o alerta aos seus efeitos nos usuários

2 min de leitura

A K9, K2, K4 e spice são todos nomes dados para se referir a uma mesma droga, conhecida por causar um “efeito zumbi” nos usuários. De janeiro a abril deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS) registrou um número acima do dobro de suspeitas de 2022 inteiro por intoxicação da droga.

Nesses quatro primeiros meses de 2023, foram registrados 216 casos, em comparação aos 98 do ano passado inteiro, como informa o órgão. A secretaria publicou uma nota técnica no fim do mês de abril apontando o aumento do uso entre crianças e adolescentes.



Apreensão da K9 pela Polícia Civil. (Reprodução/Polícia Civil)


Também chamada de maconha sintética ou supermaconha, a droga não possui nenhum tipo de planta na composição. Ela age nas mesmas partes do cérebro do que natural, mas essa mistura de compostos químicos chega até 100 vezes com mais potência. Os traficantes misturam algumas substâncias químicas em laboratórios e o resultado líquido é borrifado em algo semelhante a um tabaco, que posteriormente é fumado pelo usuário. Teve seu início no começo dos anos 2000, quando levava somente os nomes de K2 ou spice.

Entre os efeitos apontados pela SMS, estão: vômito; excesso de salivação; sonolência; desorientação; desmaios; convulsão; lesões; queimaduras ou vermelhidão na pele, boca e lábios; dificuldade para respirar. Segundo o diretor da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad) Ronaldo Laranjeira, a K9 pode levar o usuário a morte.

“Ficam parecendo como se fossem zumbis, apresentando convulsões e formas de paranoia”, comentou o especialista. “Ninguém sabe exatamente o que é. Temos registros de metais pesados”, alerta Ronaldo.

Um artigo publicado na revista da Unifesp, com autoria da Uniad, descreve outras possíveis reações a esta droga sintética, como: surtos psicóticos; AVC; perda da consciência; ansiedade; hipertensão; paranoia; dor na região peitoral; isquemia cardíaca (impede que o coração possa receber oxigênio).

 

Foto destaque: K9 é projetada para se parecer com a maconha. Reprodução/Internacional Police Association

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile