INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Ocidente tenta ‘cancelar’ Rússia, diz Putin, que cita J.K. Rowling

Hoje, 25, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou em discurso que o Ocidente tenta “cancelar” o país. O termo é muito usado na internet visando um boicote de pessoas, famosas ou anônimas, devido a um comportamento considerado inadequado. Putin afirmou existir uma “descriminação” contra a cultura russa em países ocidentais e comparou essa situação à queima de livros na Alemanha e Áustria por parte dos nazistas durante a década de 1930.

Eles estão tentando cancelar nosso país, estou falando da discriminação progressiva de tudo que tem a ver com a Rússia”, disse.

O presidente russo citou também a escritora J.K. Rowling, da saga Harry Potter, como argumento de que o Ocidente gosta de cancelar as pessoas. Segundo ele, “Ela foi ‘cancelada’ só porque não satisfez as demandas dos direitos de gênero”.

J.K. Rowling é comumente rotulada de transfóbica e acusada de transfobia devido a uma série de publicações polêmicas nas redes sociais. Ela escreveu um livro policial onde um homem cisgênero se veste de mulher com o intuito de enganá-las. logo depois que a sinopse foi divulgada, a hashtag #RIPJKRowling (descanse em paz, J.K. Rowling) era uma das mais comentadas no Twitter.


Escritora famosa pela saga Harry Potter é frequentemente julgada pelas suas postagens consideradas preconceituosas. (Foto: Reprodução/Facebook/J.K. Rowling/Galileu)


Putin também complementou dizendo que o cancelamento do Ocidente à cultura russa se estende à cultura russa, incluindo obras de grandes compositores como Pyotr Tchaikovsky, Dymitry Shostakovich e Sergei Rachmaninov.

Desde o início do conflito, a Rússia sofre com diversas sanções dos países ocidentais. A importação de petróleo e gás, e as restrições sobre empresários bilionários apoiadores do governo de Putin, são alguns dos exemplos.


Presidente Putin critica o Ocidente pelo boicote à cultura Russa. (Foto: Reprodução/Infomoney/ANSA)


A invasão à Ucrânia gerou também uma onda mundial de solidariedade, junto às sanções realizadas pelos governos. Federações esportivas, centros culturais que são grandes referências excluíram, de seus programas, artistas e atletas da Rússia. Um dos exemplos, em Paris, vem do maestro russo Valery Gergiev e a orquestra de Bolshoi, excluídos da programação; em Londres, ficou fora da Royal Opera House o maestro Pavel Sorokin.

Recentemente, o bailarino brasileiro David Motta Soares e o italiano Jacopo Tissi, ambos do Bolshoi, pediram demissão.

Resposta de J.K. Rowling às declarações

Rowling de uma resposta à declaração de Putin nas redes sociais, afirmando que seria melhor que as críticas sobre a “cultura do cancelamento” não viessem de pessoas que assassinam civis pelo crime de resistência, ou que envenenam seus críticos, se referindo ao Alexei Navalny.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>Critiques of Western cancel culture are possibly not best made by those currently slaughtering civilians for the crime of resistance, or who jail and poison their critics. <a href=”https://twitter.com/hashtag/IStandWithUkraine?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#IStandWithUkraine</a> <a href=”https://t.co/aNItgc5aiW”>https://t.co/aNItgc5aiW</a></p>&mdash; J.K. Rowling (@jk_rowling) <a href=”https://twitter.com/jk_rowling/status/1507364792834666511?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 25, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Tweet de J.K. Rowling (Mídia: Reprodução/Twitter)


Alexei Navalny é opositor de Putin e foi condenado, nesta semana, a nove anos de prisão por fraude e desacato, em um processo que dura quase dois anos. Em agosto de 2020, ele foi gravemente ferido na Sibéria devido a um envenenamento de um agente neurotóxico. Segundo Navalny, o ataque teria sido planejado pelo próprio presidente russo. O Kremlin nega a versão dele, porém as autoridades russas nunca investigaram a suposta tentativa de assassinato.

Foto destaque: Vladimir Putin. Reprodução/HOST PHOTO AGENCY/via REUTERS

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...