Uma das menores onças fêmeas do Parque Nacional Encontro das Águas, em Porto Jofre, na divisa dos municípios de Poconé e Barão de Melgaço, foi flagrada caçando um jacaré maior do que ela para alimentar os filhos durante o pôr do sol no Pantanal Mato-grossense.
‘Ague’, como é chamada, é considerada uma das menores onças fêmeas da região no Pantanal Mato-grossense e costuma caçar presas maiores do que ela, segundo biólogo. “Ela é chamada assim porque é uma onça bem pequena para caçar os bichos que caça”, explicou.
Onça mãe devora cabeça de jacaré após vencer luta (Foto: Gustavo Gaspari/G1)
Apesar de estar repleto de turistas no local, a onça mãe não se intimidou e atacou o jacaré. Após a briga, ela levou a carcaça para os filhotes se alimentarem. O registro foi feito pelo biólogo Gustavo Gaspari junto com outros três fotógrafos do Rio de Janeiro no final do ano passado e foram divulgadas nesta semana nas redes sociais.
“Eu já tinha acompanhado Ague (a onça-pintada) em várias tentativas. Estava um pouco preocupado, porque eu sabia que ela tinha que dar algo sólido para os filhotes comerem e quando a gente conseguiu finalmente fotografá-la, no décimo terceiro dia, foi um alívio, uma cena muito bonita”, descreve Dadalti, um dos fotógrafos, em entrevista ao UOL no ano passado.
A imagem foi captada na quinta exploração do fotógrafo ao bioma pantaneiro, na companhia de outros dois fotógrafos, um guia e um biólogo. Das vezes anteriores, ele chegou a vê-la magra após o parto e não tinha conseguido registrar os filhotes ainda. “É uma cena muito forte pelo ataque, mas também é uma cena muito bonita porque demonstra todo o amor, a devoção, o dever de cuidado, a força que as mães possuem. Passei a admirar mais ainda essa onça. É a minha onça predileta, sou apaixonado”.
]Segundo ele, Ague tem dois filhotes. Nesse dia, ele lembrou que todos que presenciaram a cena ficaram empolgados com o ataque e agilidade dela.
Mãe ‘Ague’ e um dos filhotes durante o pôr do sol (Foto: Gustavo Gaspari/G1)
De acordo com Gustavo, a onça deve pesar entre 60 e 80 quilos. Segundo um monitoramento feito na região, ela foi vista pela primeira vez a partir de 2016. No ano em que as queimadas foram intensas, em 2020, ‘Ague’ foi vista com uma pata queimada em processo de cicatrização. Conforme os registros mais recentes, ela está bem e saudável.
Parques Estadual Encontro das Águas
O parque foi criado em 2004 com o objetivo de garantir a proteção dos recursos naturais e a movimentação das espécies da fauna nativa, preservando amostras significativas dos ecossistemas naturais existentes. Além de proporcionar oportunidades controladas para o uso público, educação e pesquisa cientifica.
Ele está localizado entre os rios Cuiabá e Piquiri, em Porto Jofre, na divisa dos municípios de Poconé e Barão de Melgaço. Combinado com o ecoturismo, os turistas podem passear de barco pelo bioma enquanto fazem o monitoramento das onças através de fotos e vídeos, assim como Gustavo e os fotógrafos.
Foto Destaque: Gustavo Gaspari/G1