INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Onda de calor atinge seis estados brasileiros até sexta-feira (10)

Onda de calor atinge seis estados brasileiros até sexta-feira (10)

Nesta quarta-feira (8), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi forçado a emitir um alerta grave sobre a onda de calor nos próximos dias, que deve afetar mais de cinco estados brasileiros, especialmente no interior do país.

De acordo com as previsões metereológicas, a onda deve passar com força pelo Sudeste e Centro-Oeste, de modo que o aviso será válido até a sexta-feira (10). No total, a temperatura deve ficar cerca de 5ºC acima da média por um período de dois a três dias, mas com possibilidade de expansão.

Caso a situação persista após o sábado (11), o aviso será atualizado, com possíveis alterações no grau de severidade divulgado. 


Segundo cientistas da UE, 2023 pode ser o ano mais quente em 125 mil anos.

Segundo cientistas da UE, 2023 pode ser o ano mais quente em 125 mil anos. (Foto:Reprodução/Pexels/Pixabay)


Estados afetados

Não se trata de uma situação que afeta o país inteiro, mas deve atingir uma boa parte do interior. Os cinco principais estados ameaçados pela onde de calor são:

  • São Paulo;
  • Mato Grosso;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Goiás;
  • Minas Gerais.

As temperaturas máximas previstas se localizam em alguns municípios do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que devem presenciar temperaturas superando 42ºC  nos próximos dias.


Temporal em São Paulo.

O clima ainda prevê ventos destrutivos como os do recente temporal em São Paulo. (Foto:Reprodução/Defesa Civil)


Abnormalidade climática

A abnormalidade climática ainda segue com efeitos na forma de ventos acelerados em áreas litorâneas, devido a uma frente de alta pressão, que foi observada pela Marinha do Brasil. Em São Paulo e Rio de Janeiro deverão ser presenciadas fortes rajadas de vento, com ventos de até 74 e 60 km/h, respectivamente, das 21h de quarta até às 18h de quinta-feira (9).

A recomendação da Defesa Civil de São Paulp é maior precaução aos que estiverem próximos à faixa litorânea. A prática de esportes aquáticos e/ou influnciados pela ventania (surfe, windsurf, kitesurf) são desaconselhados.

A maior agitação do mar também poderá causar certa quantidade de erosão nas praias e inudanções costeiras, mas a gravidade específica de tais eventos ainda não foi confirmada.

Foto Destaque: Temperatura deve ficar até 5ºC acima da média. Reprodução/Cris Faga/Estadão

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...