Nesta quarta-feira (8), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi forçado a emitir um alerta grave sobre a onda de calor nos próximos dias, que deve afetar mais de cinco estados brasileiros, especialmente no interior do país.
De acordo com as previsões metereológicas, a onda deve passar com força pelo Sudeste e Centro-Oeste, de modo que o aviso será válido até a sexta-feira (10). No total, a temperatura deve ficar cerca de 5ºC acima da média por um período de dois a três dias, mas com possibilidade de expansão.
Caso a situação persista após o sábado (11), o aviso será atualizado, com possíveis alterações no grau de severidade divulgado.
Segundo cientistas da UE, 2023 pode ser o ano mais quente em 125 mil anos. (Foto:Reprodução/Pexels/Pixabay)
Estados afetados
Não se trata de uma situação que afeta o país inteiro, mas deve atingir uma boa parte do interior. Os cinco principais estados ameaçados pela onde de calor são:
- São Paulo;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Goiás;
- Minas Gerais.
As temperaturas máximas previstas se localizam em alguns municípios do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que devem presenciar temperaturas superando 42ºC nos próximos dias.
O clima ainda prevê ventos destrutivos como os do recente temporal em São Paulo. (Foto:Reprodução/Defesa Civil)
Abnormalidade climática
A abnormalidade climática ainda segue com efeitos na forma de ventos acelerados em áreas litorâneas, devido a uma frente de alta pressão, que foi observada pela Marinha do Brasil. Em São Paulo e Rio de Janeiro deverão ser presenciadas fortes rajadas de vento, com ventos de até 74 e 60 km/h, respectivamente, das 21h de quarta até às 18h de quinta-feira (9).
A recomendação da Defesa Civil de São Paulp é maior precaução aos que estiverem próximos à faixa litorânea. A prática de esportes aquáticos e/ou influnciados pela ventania (surfe, windsurf, kitesurf) são desaconselhados.
A maior agitação do mar também poderá causar certa quantidade de erosão nas praias e inudanções costeiras, mas a gravidade específica de tais eventos ainda não foi confirmada.
Foto Destaque: Temperatura deve ficar até 5ºC acima da média. Reprodução/Cris Faga/Estadão