A Polícia Federal apreendeu, nesta segunda-feira (11), 47 kg de ouro, com grau de pureza superior a 90%, que estavam com dois homens no Amazonas. A operação conjunta com a Polícia Militar foi considerada pela PF como a maior apreensão de ouro da história do estado. No total, 42 barras de de ouro foram avaliadas em R$15 milhões.
A operação
Os dois homens estavam na Zona Norte de Manaus, passando pela Avenida das Torres, quando foram presos. De acordo com informações da PM, 42 barras de ouro do garimpo ilegal estavam sendo transportados em um Gol. No momento que a dupla trafegava pela avenida, os dois foram abordados por outros homens que tentaram roubar o ouro que realizaram disparos contra os homens no Gol.
Quando os policiais militares chegaram ao local do tiroteio, os homens que efeturam os disparos contra o Gol já haviam fugido de carro, um Doblò. No entanto, os dois homens com os 47 kg de ouro foram presos e precisaram passar por atendimento médico por conta de ferimentos resultantes dos tiros. Ambos foram levados para a sede da Superintendência da Polícia Federal, em Manaus.
Nos dois carros foram encontrados um carregador da arma Glock, munições, ferramentas para furar pneu, uma faca, dois celulares, um GPS e R$ 6 mil em dinheiro físico.
PF apreende mala com 42 barras de ouro dentro de carro em Manaus. (Foto: reprodução/PM-AM/G1)
Os dois supeitos presos já estavam sendo monitorados pela PF por envolvimento em uma quadrilha especializada na mineração ilegal e na venda de ouro. De acordo com o superintendente da PF no Amazonas, Humberto Ramos, a polícia investigava há um ano a comercialização de ouro do garimpo ilegal dessa organização criminosa. “Nós estamos, há um ano, trabalhando em cima de uma organização criminosa que atua no estado [Amazonas], com conexão no estado do Pará, que tem como objetivo produzir grandes quantidades de ouro provenientes notoriamente de garimpos ilegais”, disse.
Pureza de 90%
O superintendende também disse sobre a pureza do ouro apreendido e comparou com a pureza do produto comercializado legalmente. “Só pra se ter uma ideia, uma comparação: considerando um produto vendido comercialmente com ouro, um produto de boa qualidade, trabalha-se com o percentual de 75% de pureza”, explicou.
Os 47 kg de ouro apreedido na operação em Manaus tinham mais de 90% de pureza, algo que chamou muito a atenção do políciais.
Foto destaque: operação da PF apreende 42 barras de ouro em Manaus. Reprodução/PM-AM/G1