Operação Esperança encontra em lama pistas de criança indígena

3 min de leitura

Forças militares da Colômbia trazem novas informações sobre o caso das crianças indígenas, os irmãos da etnia huitoto, desaparecidos na Amazônia colombiana no início deste mês. De acordo com as suspeitas dos militares, a marca na lama pode ser da menina mais velha, Lesly Jacobombaire Mucutuy, de treze anos. A “Operação Esperança“, como foi batizada a equipe de resgate pelo Governo colombiano, permanece incansável em busca das crianças.


Acidente de avião aconteceu no início do mês — Foto: Fuerzas Militares de Colombia

 


No 18º dia, o presidente Gustavo Petro publicou um tweet com informação de que as crianças indígenas haviam sido resgatadas, “Após árduos esforços de busca por nossas Forças Armadas, encontramos com vida as 4 crianças desaparecidas devido à queda do avião (…) Uma alegria para o país.”, em seguida, apagou a mensagem e postou um pedido de desculpas. Os militares, nessa data, encontraram, na revista da mata, algo parecendo ser um abrigo que os irmãos fizeram para, provavelmente, cuidarem do bebê. No dia seguinte a busca prosseguiu e a equipe de resgate encontrou alguns objetos das crianças. 


 

Mamadeira encontrada durante as buscas (Foto/Reprodução/Fuerzas Militares de Colombia)


O acidente ocorreu no dia 1º de maio, quando a aeronave modelo Cessna caiu, deixando um saldo negativo de três mortes, entre elas, a mãe das crianças, um líder indígena e o piloto da aeronave. O destino da aeronave, que havia decolado de Araracuara, era a cidade de San José del Guaviare. O piloto informou ao centro de controle, logo após a decolagem, problemas no motor do avião, sinalizando um alerta de socorro.


Cães farejadores encontram uma tesoura  (Foto/Reuters/Via BBC)

 


O avô das crianças de etnia huitoto, Fidencio Valencia, falou ao “Caracol Noticias” que as crianças estão acostumadas com a selva e que com o apoio da população seja possível encontrá-las.


 

Vídeo sobre as crianças desaparecidas  (Reprodução/Youtube)


Durante as buscas das crianças desaparecidas, foram encontrados indícios das crianças, como frutas mordidas, chupetas, tesoura e uma corda, mantendo a esperança de que elas estão vivas. A “Operação Esperança” continua com as buscas pelos irmãos Lesly Jacobombaire Mucutuy (13), Soleiny Jacobombaire Mucutuy (9), Tien Noriel Ronoque Mucutuy(4),e Cristin Neriman Ranoque Mucutuy, (11 meses).

 

Foto em Destaque: Pegada encontrada na lama pode ser de menina desaparecida na Amazônia colombiana. Foto: Reprodução/Forças Militares da Colômbia

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile