O novo presidente, eleito com 50.90% dos votos na corrida eleitoral de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou seu terceiro governo com uma agenda movimentada desde o primeiro dia útil do ano (02/01, segunda-feira). Nesta quarta-feira (04/01) teve seu primeiro dia de agenda completa, além de visitar as reformas no Planalto junto com a primeira dama e realizar seus primeiros despachos.
Dentre os compromissos que preenchem o quarto dia do terceiro mandato do petista estão reuniões com alguns de seus ministros, como Alexandre Padilha, responsável pelo Ministério das Relações Institucionais, Paulo Pimenta da Comunicação Social, Mauro Vieira das Relações Exteriores e Fernando Haddad responsável pela Fazenda.
Durante a manhã, o presidente em exercício compareceu à cerimônia de posse de Geraldo Alckmin (PSB), seu vice-presidente, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Lula compartilhou parte dos seus compromissos em uma de suas redes sociais e ainda acrescentou: “Muito trabalho a fazer. Vamos em frente! Bom dia a todos.”
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Hoje ao longo do dia terei reuniões no Palácio do Planalto com ministros do nosso governo. No final da manhã, também participo da cerimônia de posse como ministro do nosso vice-presidente <a href=”https://twitter.com/geraldoalckmin?ref_src=twsrc%5Etfw”>@geraldoalckmin</a>. Muito trabalho a fazer. Vamos em frente! Bom dia a todos.</p>— Lula (@LulaOficial) <a href=”https://twitter.com/LulaOficial/status/1610579908106780674?ref_src=twsrc%5Etfw”>January 4, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Presidente Lula compartilha parte da agenda em suas redes sociais. (Reprodução: Foto/Lula via Twitter)
Lula 3 teve nesta quarta também a realização de seus primeiros despachos, desde que foi empossado no dia 01/01, saindo diretamente do Palácio do Planalto, o ambiente oficial de trabalho do presidente da República. Nos dias anteriores e durante a transição de governo toda a sua agenda estava sendo cumprida de um hotel na região central da capital brasileira, Brasília – DF.
A situação atípica se deu porque o local normalmente usado pelo presidente eleito, a Granja do Torto, estava sendo ocupado pelo ex-ministro da economia, Paulo Guedes. O Palácio da Alvorada, onde o presidente irá residir, também não está pronto, passando por alguns reparos para receber Lula e sua esposa, Janja.
A primeira dama aproveitou a visita ao Palácio para conferir o andamento da reforma em seu futuro gabinete, localizado no terceiro andar do prédio. A Polícia Federal ainda trabalha nas vistorias do mesmo, realizando a varredura de segurança.
Foto Destaque: Lula começa terceira mandato com agenda movimentada. Reprodução/Ricardo Stuckert