Outback extingue prática que determinava que funcionários se ajoelhassem em atendimento

Raphael Klopper Por Raphael Klopper
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A rede Outback Brasil sofreu uma grave denúncia no Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA) envolvendo uma prática que colocava funcionários do Outback sendo obrigados a atenderem clientes de joelhos. A polêmica veio a tona graças a denúncia de uma cliente que expôs o caso nas redes sociais, que ocorreu no dia 16 de março na unidade de São Luís, no Maranhão.

A denúncia partiu da advogada Beatriz Salgado, que expôs que foi atendida por funcionários que se mantinham de joelho, que a levou questionar o motivo.

A mulher veio me atender e aí, do nada, ela abaixa. Não percebi de primeiro momento. Aí, logo depois, vem outro funcionário me atender e ajoelha de novo. E nessa hora eu perguntei ‘moça, por que você está de joelho?’, ela me respondeu que era ‘tradição’ do Outback“, disse Beatriz.

Ela continua dizendo que até chegou a pedir para a funcionária não fazer o atendimento de joelhos, mas a garçonete teria respondido que não poderia, já que o mesmo se tratava de uma norma da empresa, que determina que, durante o atendimento, os funcionários devem estar no “mesmo patamar” dos clientes.

Não foi a minha primeira vez no Outback. Já tinha ido em outros estabelecimentos pelo Brasil e não tinha visto antes, por isso a minha estranheza. Depois que perguntei a funcionária o porquê daquilo até pensei que fosse um modo de xenofobia. E isso me deixou ainda mais chateada. Todos os outros funcionários estavam com comportamento semelhante perto da minha mesa“, ainda ressalta Beatriz Salgado que continuou:

Várias pessoas me procuraram depois que fiz a denúncia, inclusive com fotos. Além disso, outros funcionários me mandaram relatos de que tiverem seus joelhos bem machucados“.


Advogada Beatriz Salgado, a responsável por denunciar o Outback (Foto: Reprodução / O Globo)


Em nota, o Outback Brasil informou que tal ‘norma de agachamento’  foi totalmente encerrada no domingo (19/03), um dia antes da queixa oficial ao MP ocorrer na segunda-feira (20/03). Salientando ainda que a prática era apenas opcional, que a orientação oficial da empresa é do contato visual com o cliente – ficando agachado ou até sentado à mesa; e que jamais houve obrigação normativa para que funcionários se ajoelharem durante os atendimentos.

A prática que foi revista foi de Eye Level (abaixar ou sentar-se à mesa com o cliente para garantir contato visual) e mudamos isso para justamente tentar evitar ruídos.“, disse o comunicado oficial da empresa. O Outback Brasil ainda  informou que todos os restaurantes do país foram orientados para extinguirem tal prática.

 

Abaixo segue na íntegra a nota do Outback Brasil a respeito do caso:

Nós, do Outback Steakhouse, afirmamos veementemente que nunca obrigamos que nossos colaboradores ficassem de joelhos no atendimento aos nossos clientes. A prática de o atendente olhar os clientes na altura dos olhos abaixando-se ou sentando-se junto deles à mesa sempre foi uma ação opcional que ficou muito conhecida no passado como uma frente de receptividade durante o atendimento. O Outback é reconhecido pela proximidade e casualidade e entendemos que a evolução cultural é positiva, por isso, informamos que o processo que atualmente é opcional, passa a ser extinto em todas as nossas 141 unidades pelo Brasil.

Todos os restaurantes serão orientados a não utilizá-la mais. A recém-inaugurada unidade do Outback em São Luís do Maranhão também receberá a orientação em relação ao procedimento operacional. Aproveitamos para reforçar que continuamos a oferecer sempre uma boa e calorosa recepção aos nossos clientes, e reforçamos também que estamos pautados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e os nossos restaurantes estão em plena conformidade com as normas de segurança do trabalho e segurança ocupacional, o que garante um ambiente seguro e sem risco às nossas pessoas. Temos compromisso e seriedade na relação com nossos colaboradores e clientes, e reiteramos que esse é um dos pilares inegociáveis da nossa atuação“.

Depois da grande repercussão que levou a denúncia do caso ao Ministério Público do Trabalho, o MP informou que a investigação em cima da denúncia começará a ser trabalhada efetivamente.

 

Foto Destaque: Restaurante da Rede Outback Brasil (Reprodução / G1)

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