Paciente com câncer recebe visita de seus cãezinhos e deixam familiares e médicos emocionados

Juliana Pequeno Por Juliana Pequeno
3 min de leitura

Na última segunda-feira (30) Leilimar Castro recebeu a visita de seus animais de estimação no hospital. Leilimar Alves Rosa Castro, está  internada desde o dia 24 de janeiro por conta de um câncer e recebeu a visita de seus cachorrinhos que ela trata como filhos, ela mesmo muito debilitada conseguiu dar e receber o carinho dos seus pets. Segundo o seu marido Carlos Alves, “desde que ela entrou nesse estado, eu não tinha visto ela com tanta emoção”. A cena  emocionou familiares e a equipe médica de um hospital particular de Uberlândia, MG.

Esse reencontro aconteceu no “Jardim da Cura”, uma ára do Hospital Madrecor, que permite e possibilita o contato de pacientes em cuidados paliativos como é o caso de Leilimar, com a natureza, e em alguns casos, com animais de estimação. Carlos conta que Leilimar consegue abrir os olhos e compreender o que falam com ela, mas até então não havia conseguido conversar com ninguém de volta. “Já os cachorrinhos ficaram doidinhos para ir para cima dela, porque eles estão muito tristes” disse ele.


Paciente recebendo tratamento paliativo. (Foto: Reprodução/G1)


De acordo com o marido, “eles sentem saudades da mamãe”. No tempo em que ela está internada, os cachorros que se chamam Loope e Zyg a procuram no seu quarto e ficam esperando ela voltar, embaixo ou ao lado da cama, o carinho e apego deles são recíprocos. “Ela trata eles igual ser humano mesmo. Ela teve depressão, mas depois que a gente arrumou os cachorrinhos, ela mudou bastante” ele conta. O marido de Leilimar ainda relembrou as viagens que faziam em família, quando ela preferia ir no banco de trás para ficar com os cãezinhos, das noites de sono na companhia deles e da forma de cuidar dela. A próxima visita estava agendada para acontecer hoje (2).

Cuidados paliativos é um termo utilizado para definir casos de pacientes em que a medicina já não basta, “Cuidados paliativos são os cuidados de saúde que têm como objetivo promover a qualidade de vida do paciente e de seus familiares através da prevenção e do alívio do sofrimento” explica dra Andressa.

No caso de Leilimar, por exemplo, paciente com um grave câncer, já internada há alguns dias e com muita saudade dos bichinhos a orientação passou a ser médica. “Conseguimos levar ela aos bichinhos, oferecendo um momento de felicidade em meio a tanta dor. E isso é paliativo”, informou a médica. Ela também explicou que os cuidados paliativos não são aplicados somente em pacientes terminais, pelo contrário, deve ser iniciado o mais rápido possível em pacientes.

 

Foto Destaque: Paciente recebendo visita de seus cachorros. Reprodução/G1

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile