Nas primeiras semanas do mês de outubro, as chuvas fortes têm sido um grave problema para os moradores do Paraná. Com o alagamento de diversas cidades do estado, muitos paranaenses estão perdendo suas casas. No caso do casal Tatiane Furman e Cleomar Elton van Ryn, de Irati, no entanto, a perda pode ter sido ainda maior.
Chuvas fortes
Tatiane e Cleomar moravam em uma cidade interiorana de Irati, junto com a filha de dois anos de idade. Os problemas para os moradores da cidade começaram com os alagamentos causados pelas chuvas muito fortes que vêm afetando a região.
Somente na manhã desta segunda-feira (09), a Defesa Civil atestou que cinquenta e quatro municípios do Paraná foram afetados pelas condições climáticas, e cinco cidades decretaram situação de emergência em decorrência das chuvas.
As águas do rio de algumas cidades tiveram um aumento muito significativo, chegando a profundidade de mais de cinco metros. Por conta disso, muitas estradas e rodovias ficaram bloqueadas.
Alagamento no Paraná (Foto/Reprodução/RPC)
Sobre o desaparecimento
Na noite do último domingo (8), Tatiane, Cleomar e sua filha tentavam atravessar de carro uma das estradas alagadas, quando tiveram o veículo em que estavam arrastado para dentro do rio.
Os bombeiros chegaram ao local a tempo de encontrarem Tatiane com vida e com apenas alguns ferimentos, estando presa em alguns galhos. Eles foram chamados por um morador das proximidades, e alegaram que era possível ouvir os gritos da mulher.
Cleomar e a filha, porém, não estavam juntos a ela. O carro em que o casal estava também desapareceu com o incidente. As buscas pelo automóvel e pela família duraram até por volta de uma da manhã, e os bombeiros alegam que irão continuar durante a semana.
Ao total, estima-se que mais de dezesseis mil pessoas tenham sido afetadas pelas chuvas no Paraná, e que quase mil e trezentas tenham perdido suas casas. Os feridos, até o dado momento, foram aproximadamente sete pessoas.
Foto Destaque: busca do corpo de bombeiros. Reprodução/G1/RPC