Pai quebra para-brisa do carro para resgatar bebê trancado por acidente no Texas

Ágatha Pereira Por Ágatha Pereira
4 min de leitura

Na última quinta-feira, 19, um pai de Harlingen, no Texas, Estados Unidos, quebrou o para-brisas do carro para salvar o bebê após trancar o veículo com as chaves dentro, durante um dia onde as temperaturas atingiram quase 40ºC. O vídeo do acontecimento viralizou nas redes sociais.

O resgate

No vídeo, filmado por uma testemunha em um posto de gasolina, é possível ver o desespero das pessoas ao redor enquanto o pai quebra o vidro do para-brisas do carro com uma chave de roda. De acordo com testemunhas, o homem esqueceu as chaves dentro do veículo, que se trancou.


<iframe width=”1225″ height=”480″ src=”https://www.youtube.com/embed/hWaSWU0aifo” title=”Dad breaks windshield to rescue baby locked inside hot car in Harlingen, Texas” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen></iframe>

Vídeo mostra momento do resgate do bebê pelo pai. (Reprodução/YouTube)


A mãe do bebê teria entrado no carro pelo vidro quebrado, e passado o bebê para o pai, que ficou do lado de fora. De acordo com a CNN, rede de jornalismo norte-americana, o socorro chegou após o resgate, e a criança não se feriu. 

A polícia local afirmou que os pais não sofrerão nenhuma acusação formal.

O calor

À época do acontecimento, a temperatura da cidade Harlingen, onde tudo aconteceu, chegou a registrar quase 38ºC, o que intensificou o desespero do pai para tirar o bebê do carro.

Não é possível saber quanto tempo o bebê ficou dentro do carro, mas, segundo a Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário (NHTSA), um carro leva apenas 10 minutos para esquentar 20 graus.

Uma intensa onda de calor tem atingido o Hemisfério Norte, causando aumento nas temperaturas. De acordo com a NHTSA, cerca de 40 crianças morrem anualmente trancadas em carro durante altas temperaturas. A orientação da Administração é que os pais não deixem as crianças sozinhas em carros trancados, e que se não conseguirem resgatar os filhos, que chamem os bombeiros.

Crianças esquecidas

Segundo um professor de psicologia da Universidade do Sul da Flórida, David Diamond, que estuda comportamento e se dedicou a entender o que causa pais a esquecerem os filhos nos carros, atribui o acontecimento ao “piloto automático”: uma rotina frenética pode falhar ao se deparar com uma atividade que foge dela. Por exemplo, um pai leva o filho à creche pela manhã, e a mãe busca nas tardes. Um dia, ela precisa ficar mais tarde no trabalho, e o dever de buscar a criança fica com o pai, que também precisa ir ao mercado. 

O pai busca o filho, e ao chegar no mercado, esquece a criança dentro do carro. Isso acontece porque, normalmente, buscar a criança não faz parte da rotina comum do pai, o que faz com que a atividade não receba a atenção devida. Diamond também explica que o ser humano tem uma memória de hábito, que faz com que executar funções rotineiras sejam feitas com mais eficiência em modo automático.

 

Foto destaque: Pai quebra para-brisas do carro para salvar bebê preso por acidente. Reprodução/Rádio Itatiaia.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile