INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Países da Europa enfrentam incêndios florestais em semana que deve ter recorde de temperatura

Países da Europa enfrentam incêndios florestais em semana que deve ter recorde de temperatura

A Europa Ocidental, vem sofrendo nesses últimos dias com uma serie de incêndios florestais devastadores, causado por uma onda de calor que pode bater recordes de temperatura nos próximos dias. Segundo os cientistas, esses incêndios têm uma ligação direta com as mudanças climáticas que acontecem ao redor do planeta, já que as emissões de gases do efeito estufa aumentam sua intensidade, duração e frequência.

Na Espanha, cerca de 20 incêndios florestais ainda estavam ativos e fora de controle no último fim de semana em vários pontos do país, de norte a sul. Na província de Málaga, bombeiros estabilizaram um incêndio na terra de Mijas, que destruiu pelo menos 2mil hectares, segundo autoridades locais. Na comunidade de Galiza o prejuízo foi maior, chegando a 4.500 hectares destruídos pelo incêndio.


Países da Europa enfrentam incêndios florestais em semana que deve ter recorde de temperatura

Incêndio ao sul da Espanha. (Foto: Ashley Baker)


“Não paramos de trabalhar a noite toda”, disse a conselheira andaluza da agricultura, Carmen Crespo, á rede de televisão pública local, sobre o trabalho dos bombeiros.

No momento, a temperatura mais alta, encontrada até aqui foi de 43°C, em Don Benito, na província de Badajoz. Em Torrejón de Ardoz, perto de Madri, um homem de 50 anos morreu neste domingo por conta do calor, enquanto passeava. Antes disso, um funcionário de limpeza de 60 anos, havia morrido em Madri pela mesma razão, segundo autoridades locais.

O combate às chamas também levou a óbito vários integrantes dos serviços de emergência local. Pedro Sanchez, chefe do governo espanhol, manifestou seu “pesar e carinho com a família e os colegas brigadista” por meio de uma publicação em rede social.

“Não há palavras para agradecer o imenso trabalho de quem luta diante do fogo sem descanso”, disse.


Países da Europa enfrentam incêndios florestais em semana que deve ter recorde de temperatura

Praia na Inglaterra lotada devido às altas temperaturas. (Foto:Andrew Couldrige/Reuters)


No Reino Unido, as temperaturas também seguem altas, onde as autoridades emitiram a primeira emergência nacional por calor extremo. Este alerta “vermelho” implica um “risco a vida”, segundo a agência meteorológica local. No sul da Inglaterra, as temperaturas podem passar dos 40°C pela primeira vez na segunda ou terça feira.

Em Portugal, apenas um grande incêndio é considerado como ativo, no extremo-norte, o município de Chaves. Ele está “praticamente controlado” em 90% de seu perímetro, segundo a defesa civil. Quase todo território português apresentava um risco “máximo”, “muito alto” ou “elevado” de registrar incêndios no domingo. Ainda assim, nenhum alerta vermelho pelo calor foi emitido pelo instituto meteorológico português.

Foi a primeira vez desde 8 de julho, que as temperaturas no país não passam de 40°C. Nas últimas semanas os incêndios deixaram dois mortos e cerca de 60 feridos, segundo o último balanço das autoridades, as chamas já destruíram cerca de 12 mil a 15 mil hectares.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...