Papa Bento XVI é sepultado no Vaticano: veja os detalhes da despedida

3 min de leitura

O Vaticano se despediu do Papa Bento XVI nesta manhã desta quinta-feira (05), com o funeral seguido do sepultamento que reuniu mais de 100 mil pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia, aconteceu às 5h30, no horário de Brasília, e foi realizada pelo Papa Francisco, sendo a primeira vez que um pontífice em exercício presidiu a missa de despedida de outro papa.

Segundo Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o desejo do próprio Bento era de que o funeral fosse celebrado com simplicidade: “O pedido expresso do papa emérito é que tudo seja simples, tanto no que diz respeito ao funeral, como nas demais celebrações e gestos durante este tempo de dor”, acrescenta.


Cerimônia de despedida do Papa Bento XVI. (Foto: Reprodução/Jovem Pan)


Detalhes da cerimônia

Após o velório de Bento XVI na quarta-feira, que ocorreu na Basílica de São Pedro e contou com mais de 160.000 fiéis, o corpo do papa emérito foi colocado no caixão feito de madeira cipreste. Junto de seu corpo depositaram também o pálio episcopal – vestimenta liturgica usada na Igreja Católica – moedas e medalhas cunhadas durante o seu papado e uma escritura em latim descrevendo o seu pontificado. 

Com o encerramento da missa fúnebre aberta ao público, o caixão de Bento XVI retornou à Basílica para o sepultamento privado, onde foi envolto em fitas e colocado dentro de outros dois caixões. Por fim, o corpo de Bento XVI foi sepultado nas criptas sob a Basílica de São Pedro, seguindo um desejo do próprio papa emérito.


Fiéis se despedem do Papa Bento XVI. (Foto: Reprodução/JC Online)


O pontífice

Nascido em Marktl, na Alemanha, Joseph Ratzinger tornou-se papa em 2005 como o sucessor de João Paulo II. Tendo sido doutor em Teologia pela Universidade de Munique e professor antes de ser nomeado arcebispo, Bento XVI liderou a Igreja Católica com ares mais conservadores. 

Diversas polêmicas atravessaram os anos de seu pontificado, como o vazamento de documentos do Vaticano, além das suspeitas de que o papa tinha conhecimento de padres que abusavam sexualmente de crianças quando era  acerbispo em Munique, hipóteses que ele mesmo negou. 

Seu papado terminou de forma inesperada em 2013 quando decidiu renunciar por questões ligadas a sua saúde física e à idade avançada. Ele se tornou o primeiro papa a renunciar em mais de 600 anos. O pontífice faleceu no último sábado, 31 de dezembro, no monteiro Mater Ecclesiae no Vaticano.

 

Foto destaque: Papa Bento XVI. Reprodução/ Folha de São Paulo.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile