INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Papa Francisco alerta sobre violência com advento da inteligência artificial

Papa Francisco alerta sobre violência com advento da inteligência artificial

Nesta terça-feira (8), o Papa Francisco fez uma reflexão mundial sobre violência e discriminação que estão por trás da inteligência artificial. Observou que com o advento da novidade tecnológica, “efeitos ambivalentes” podem ser enxergados. A mensagem do Papa Francisco foi feita para ser divulgada no próximo Dia Mundial da Paz da Igreja Católica, que cairá no dia de Ano Novo. No entanto, o Papa quis divulgar a mensagem com antecedência, como costuma fazer.


Papa Francisco alerta sobre violência com advento da inteligência artificial

Papa Francisco discursando. (Reprodução: Metrópoles)


Mensagem do Papa sobre Inteligência Artificial

Papa Francisco lembrou que há “a necessidade de estar vigilante e trabalhar para que uma lógica de violência e discriminação não criem raízes na produção e uso de tais dispositivos, às custas dos mais frágeis e excluídos”, esclareceu. O Pontífice, ainda em 2015, disse não ter muito apego com a tecnologia, quando chamou de “desastre” sua relação com os avanços tecnológicos. Porém, em contraposição a essa afirmação, disse que a tecnologia, assim como a internet, é um “presente de Deus”, se usadas com sabedoria.

“A Urgência de orientar o conceito e o uso da inteligência artificial de forma responsável, para que esteja a serviço da humanidade e da proteção da nossa comum, exige que a reflexão ética se estenda ao âmbito da educação e do direito”, ressalta também na sua mensagem.

Vale lembrar que Papa Francisco, em 2020, uniu forças com gigantes da Microsoft e IBM a fim de promover o desenvolvimento ético da Inteligência Artificial, assim como defender regulamentação de tecnologias intrusivas, como o reconhecimento facial.

Papa Francisco: figura próxima e diferente de outros

Papa Francisco é título dado a Jorge Mario Bergoglio, que nasceu em Buenos Aires, Argentina, no dia 17 de dezembro de 1936. Tornou-se líder da Igreja Católica em 13 de março de 2013, quando foi nomeado o 266° Papa.  De lá para cá, o Papa Francisco vem divulgando suas mensagens e ensinando lições de vida no mundo.

Em artigo publicado no Metrópoles por Sónia Sapage, destaca-se as lições de vida ensinadas pelo Pontífice, como suas mensagens sempre muito reflexivas e transmissoras de paz. Em certo trecho do artigo, a colunista diz que “o Sumo Pontífice partilhou lições de vida que servem jovens, menos jovens, chefes de família, ateus, fiéis e até responsáveis políticos internacionais”, ressalta Sónia Sapage. Ela afirma ainda que Papa Francisco “tentou espalhar sementes de bom senso e de proximidade (não exclusivas da Igreja), mostrando por que razão é uma figura tão consensual, próxima e diferente de outros protagonistas religiosos“, frisa. O artigo de Sónia Sapage pode ser lido na íntegra no “Metrópoles”.

Foto Destaque: Papa Francisco. Reprodução/Pixabay.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...