Pequenas empresas geram mais de 200 mil empregos em fevereiro, segundo Sebrae

Camila Rodrigues Por Camila Rodrigues
3 min de leitura

Uma pesquisa feita pelo Sebrae, a partir dos dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (07), mostra que a categoria de micro e pequenas empresas (MPEs), foi responsável pela criação de 220.066 novos postos de trabalho em fevereiro de 2022.

O setor de serviços foi o que mais contratou entre os micro e pequenos empreendimentos, somando 134.024 novos empregos. Na sequência, a construção civil registrou a abertura de 31.517 novos postos de trabalho.

Entre todas as regiões brasileiras, as micro e pequenas empresas do Centro-Oeste foram as que obtiveram o melhor desempenho, abrindo 27 mil novos empregos a cada mil já existentes. A região Norte vem em seguida, com 20 mil contratações. Já a região Sul fechou o mês com 17 mil contratações. O Sudeste e o Nordeste, respectivamente, garantiram 14 mil e 12 mil novos postos de trabalho.


Setor de serviços foi o que mais contratou, abrindo 134,024 novas vagas. (Reprodução/Empresas e Cooperativas)


Segundo o Sebrae, no acumulado de 2022, as MPEs criaram 304.525 novas vagas, o que equivale a 63,5% de todo o volume de empregos gerados este ano.

Apesar do desempenho no mês, o Caged aponta que, no acumulado dos dois primeiros meses de 2021, os micro e pequenos negócios detinham 82,1% do volume de novas vagas. O resultado caiu em 2022, quando as MPEs registraram um índice de 68,7% no volume de novas vagas.

O que são as micro e pequenas empresas?

As Micro e Pequenas Empresas podem ser definidas em dois critérios, faturamento ou número de funcionários.

O critério faturamento está previsto na Lei Complementar nº 123/2006, além do critério do faturamento o Estatuto das micro e pequenas empresas prevê que o tipos societários que podem ser adotados e as atividades que são vedadas para MPES.

Micro empresa: empresa que tem faturamento anual de até R$ 360 mil ou emprega até 9 pessoas no comércio e serviços ou 19 pessoas no setor industrial. 

Pequena empresa: empresa que tem faturamento anual de até R$ 4,8 milhões por ano ou emprega de 10 a 49 pessoas no comércio e serviços ou de 20 a 99 pessoas na indústria.

 

 

Foto destaque: Apesar do desempenho, o resultado é menor em 2022. Reprodução/PIM Amazônia.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile