INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Pesquisa aponta que 84% dos brasileiros não compraram livros em 2023

Pesquisa aponta que 84% dos brasileiros não compraram livros em 2023

De acordo com a pesquisa inédita “Panorama do Consumo de Livros – um estudo sobre o perfil e hábitos de compradores de livros no Brasil”, divulgada nesta quinta-feira (7), aproximadamente 84% dos brasileiros maiores de 18 anos não realizaram nenhuma compra de livros nos últimos 12 meses.

Livro como artigo de luxo

Segundo uma nova pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, conduzida pela Nielsen BookData, apenas 16% da população brasileira são leitores, conforme revelado no primeiro Panorama do Consumo de Livros, divulgado nesta quinta-feira (7). O preço é um fator predominante que influencia a decisão de compra de livros, sendo mencionado em diversos aspectos da pesquisa como motivador ou desestimulante para as aquisições.

Até mesmo entre aqueles que não adquiriram livros – ou seja, 84% da população –, a leitura se mostra como uma atividade significativa para 85% deles. Mais uma vez, o preço se destaca como a principal razão para a falta de interesse na compra de livros, e esse cenário não varia conforme a classe social: tanto pessoas com maior poder aquisitivo, quanto aquelas com menor poder aquisitivo consideram os livros caros. O segundo obstáculo para a aquisição seria a ausência de uma livraria nas proximidades.


Pesquisa aponta que 84% dos brasileiros não compraram livros em 2023

Capa da divulgação da pesquisa “Panorama do Consumo de Livros” pela Câmara Brasileira do Livro (Foto: reprodução/CBL/Nielsen/Publishnews).


Pesquisa

O estudo sobre o comportamento de compra de livros no Brasil foi conduzido por meio de uma metodologia rigorosa que envolveu 16 mil entrevistas com indivíduos maiores de 18 anos, abrangendo todas as regiões (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste, Centro-Oeste) e diferentes estratos socioeconômicos (A, B, C, D, E).

Realizado entre 23 e 31 de outubro de 2023, o estudo incluiu tanto compradores quanto não compradores de livros, garantindo uma ampla representatividade, com uma margem de erro de apenas 0,8% e um nível de confiança de 95%.

De acordo com a pesquisa, o Brasil conta com cerca de 25 milhões de consumidores de livros, dos quais 74% expressam interesse em efetuar novas compras nos próximos três meses.

 

Foto Destaque: Livros em livraria (Reprodução/Pixabay).

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...