Pesquisa Datafolha mostra Lula com 32 pontos de vantagem em eleitores de baixa renda

Vinícius Ferreira Por Vinícius Ferreira
3 min de leitura

Pesquisa realizada pelo jornal “Folha de São Paulo” na última quinta-feira (24), mostra o ex-presidente Lula (PT) à frente de Jair Bolsonaro (PL), mas indica uma tendência de queda na vantagem entre eleitores de menor renda familiar. Em dezembro a diferença era de 40 pontos neste segmento do eleitorado, já agora é de 32 pontos.

Mesmo que as pesquisas não sejam exatamente comparáveis já que houveram mudanças na lista de candidatos, a queda de Lula na preferência em que ele, historicamente, conquistou eleitores fiéis, mostra uma mudança de panorama.


Lula e Bolsonaro são os principais nomes da corrida presidencial atualmente (Foto:Reprodução/Poder360)


Já em situação de segundo turno a diferença cresce mais. Entre aqueles que recebem o Auxílio Brasil, Bolsonaro aparece 45 pontos atrás de Lula. Em meio aos beneficiários, a rejeição não sofreu muitas mudanças e se manteve em 62% que dizem não votar no atual presidente de maneira nenhuma.

Bolsonaro espera diminuir esta diferença com o avanço do pagamento do Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família. A expectativa é que isso amenize o baixo desempenho do candidato do PL entre os eleitores mais pobres até o momento da disputa presidencial, já que pelo menos 17 milhões de famílias são atendidas pelo programa atualmente.

E na classe média?

Na outra vertente, Bolsonaro cresceu significativamente entre seu principal eleitorado, a classe média e tem puxado a alta das pesquisas.

Em dezembro, Jair Bolsonaro também perdia para Lula entre os eleitores com renda de dois a cinco salários mínimos. Na época o candidato do PT possuía 53%, contra 36% das intenções de voto no segundo turno. Já na pesquisa realizada dia 24 de março estão em empate técnico de 45% para o ex-presidente, contra 43% do atual.

O Datafolha ouviu 2556 eleitores em 181 munícipios do todo o país entre terça-feira (22) e quarta-feira (23). A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o protocolo BR-08967/2022. A margem de erro do atual cenário eleitoral da pesquisa é de 95%.

Foto Destaque: Reprodução/TechnoBlog

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile