INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Pesquisa: Maioria dos brasileiros está contra atos golpistas

Na quarta-feira (21), o Datafolha através do jornal Folha de S.Paulo divulgou uma pesquisa apontando que 75% dos brasileiros não estão a favor dos atos radicais bolsonaristas que tiveram início no dia 30 de outubro após o resultado do segundo turno das eleições.

Foram entrevistadas 2.026 pessoas em 126 municípios. Os entrevistados foram perguntados se eram a favor ou contra as manifestações realizadas contra o novo governo Lula, que terá início no dia 1º de janeiro de 2023, onde apoiadores do atual governo realizaram bloqueios ilegais em rodovias e ao mantimento de acampamentos localizados em frente aos quartéis com pedidos de intervenção militar, que é contra a constituição brasileira.


Infográfico com os resultados da pesquisa Datafolha. (Foto: Reprodução/Júlia Sales).


A pesquisa foi realizada nos dias 19 e 20 de dezembro e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Dos pesquisados que afirmaram ter votado em Jair Bolsonaro no segundo turno, 50% são contrários aos atos antidemocráticos. Das pessoas que alegaram ter votado em Lula, as pessoas contrárias as manifestações chegam a 96%.

As regiões centro-Oeste e Norte do Brasil são os locais com maior percentual de apoiadores aos atos golpista e chega a 29% a favor e 65% contra. No Nordeste, onde o presidente eleito Lula teve quase 70% dos votos no segundo turno, 83% dos pesquisados são contrários aos atos, enquanto 14% são favoráveis.

Entre grupos religiosos, entre os entrevistados católicos, 80% são contrários, enquanto aos evangélicos apenas 65% discordam.

Entre grupos separados por gênero, 78% das mulheres são contrárias, enquanto no grupo masculino são 73%.

Tratando-se de renda, pessoas que recebem até dois salários mínimos são 81% da oposição aos atos. Entre os entrevistados que ganham até dez salários, são 51%.

O Datafolha também apurou que dentre mais de 2 mil pessoas entrevistadas, 56% consideram que os participantes destes atos devem ser punidos, 40% são contra as punições e 4% não souberam responder.

Foto destaque: Atos antidemocráticos em apoio ao governo Bolsonaro. Reprodução/O Globo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...