Uma pesquisa realizada pela Fundação Boticário em parceria com a Unesco e a Unifesp, em uma conferência promovida pela ONU, revelou que 10% da população brasileira não conhece a praia, e a metade que frequenta só vai uma vez por ano ao menos. Foram mais de 2 mil entrevistas por todas as regiões do país.
“A promoção de cultura oceânica é fazer com que o oceano chegue na cabeça, no coração e na alma das pessoas. A gente tem um desafio enorme que é levar a importância do mar até essas pessoas que nunca foram à praia também”, disse Alexandre Turra, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.
Conferência dos Oceanos da ONU, em Lisboa (Foto: Reprodução/João Bica)
Os estudos também revelam que os brasileiros quase não conhecem outros ambientes marítimos, além da praia. Como, por exemplo, recife de corais, 80% dos entrevistados já ouviu falar, mas 75% nunca visitou esse ambiente pessoalmente.
“O oceano começa na nossa casa, mesmo que estejamos a muitos quilômetros de distância do mar. Como boa parte das pessoas tem pouco contato direto com os ambientes marinhos, esta percepção precisa ser estimulada”, explicou o professor Ronaldo Christofoletti da Unifesp.
Essa conferência da ONU deu destaque para a criação da cultura de preservação dos oceanos, mostrando que a população brasileira está pouco informada sobre as ações internacionais para conservação do mar. A ONU promove a década do oceano um movimento global de engajamento sobre o tema, 93% dos entrevistados nunca ouviram falar.
O evento tem o compromisso de promover ações para a diminuição da poluição marítima, colocando em pauta o assunto oceano, visando que tem um papel fundamental no clima do planeta, mas por conta das ações humanas o mar sofre com a poluição, causada principalmente por plástico e o despejo incorreto de lixo .
Foto de destaque: oceano (Foto: Reprodução/Bonitour)