INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Pesquisador fala sobre o aumento de casos de autismo nos últimos anos

Recentemente, Barry Prizant, um dos maiores pesquisadores sobre o Transtorno do Espectro Autista da atualidade, lançou um livro chamado Humano à Sua Maneira (Edipro). Nele, o professor fala sobre alguns mitos que vêm sendo propagados acerca do autismo na atualidade, além de procurar fornecer orientações que auxiliem as famílias no suporte a autistas que estão em seu cotidiano.

Diagnósticos de autismo têm aumentado nos últimos anos

De acordo com o pesquisador, ainda não há uma resposta para o crescente de diagnósticos de autismo, e ele diz ter dúvidas se os casos estão realmente em uma crescente ou se apenas está havendo um melhor reconhecimento por parte das famílias e da sociedade.



Barry Prizant, escritor do livro Humano à Sua Maneira. (Foto: Sandor Bodo/The Providence Journal)


Entretanto, Barry também alerta para um outro fenômeno, ultimamente mais comum em adultos: o do autodiagnóstico. Ele diz que, em muitas situações, as pessoas acabam por assumir que têm o transtorno, quando na realidade não é o caso. E isso tem ocorrido também no seio médico, com profissionais diagnosticando crianças com autismo equivocadamente, quando elas são detentoras de outras condições de neurodesenvolvimento, como dificuldades de aprendizado ou TDAH: “O que torna tudo mais complicado é que muitas dessas condições também podem ocorrer simultaneamente ao autismo”, disse.

Reação da sociedade para com autistas ainda precisa mudar

Barry também relatou que a maior reclamação dos familiares de autistas é a respeito da reação de outras pessoas sobre seus filhos ou parentes com o transtorno, e a limitação que sofrem na hora de conseguir empregos ou até mesmo vagas em escolas. Para o pesquisador, o correto seria aprender os pontos fortes e fracos dessas pessoas, pois os níveis de desenvolvimento são únicos em cada indivíduo, e nem todo autista precisa de condições e estruturas especiais em colégios ou no trabalho.

 

Foto destaque: Fita com quebra-cabeças colorido é o símbolo do autismo. Reprodução/Freepik.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...