Polícia dos EUA pede desculpas por utilizar foto de homem negro como alvo

Lucas Quirino Por Lucas Quirino
3 min de leitura

O Departamento de Polícia do estado da Georgia, nos Estados Unidos, veio a público de desculpar após a publicação em uma rede social do Departamento de Polícia de Villa Rica, com fotos do treinamento que é utilizando imagem em tamanho real de um homem negro entre os alvos que apresentavam uma foto. Na imagem que viralizou nas redes sociais, o homem estava armado e usando um gorro.

Em um comunicado feito pelo chefe da polícia local, Michael Mansour: “Um erro inocente, mas um erro. E sou muito transparente em dizer que erramos”. Ademais, acrescentou dizendo que nem ele, e nem seu departamento, são racistas, não tolerando assim tal rotulado por causa de “erro”.


<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FTheVRPoliceDepartment%2Fposts%2Fpfbid0FMgamAZTso13aPE2uPjYzWi3nDS6SqgPR3tvwErAQN7Zt6qvdRhQ7SyK54CpUhbFl&show_text=true&width=500″ width=”500″ height=”342″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowfullscreen=”true” allow=”autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share”></iframe>

Publicação de The Villa Rica Police Department. (Reprodução/Facebook)


Ademais, no mesmo comunicado, informara que os alvos utilizados na aula de armas de fogo servem para retratar imagens humanas mais realistas. Assim como, alegam que que “o pacote que incluía imagens alvo de pessoas de vários grupos étnicos”, de acordo com o comunicado apurado pela NBC News.

O prefeito de Villa Rica, Gil McDougal, também se manifestou acerca do ocorrido, onde ao “Telegraph”, afirmou na quarta-feira que estava “pessoalmente constrangido” com as imagens divulgadas, e, disse que o ocorrido não converge com os valores e com o pensamento de toda a comunidade da qual é prefeito. Assim como, McDougal iniciou uma imediata investigação no departamento de polícia.

Vale ressaltar, também, que a utilização de imagens de pessoas negras como alvo de tiro não é um fato isolado nos EUA, o escritório da entidade NAACP (Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor) no condado de Carroll, onde Villa Rica está localizada, informou que essa prática é utilizada por diversas outras polícias do país norte-americano. Podendo citar um que ocorreu no ano de 2022, na oportunidade, o Departamento de Polícia de Farmington Hills (Michigan, EUA) enfrentou o mesmo questionamento por ter usado imagens de homens negros como alvos em treinamento de seus agentes.

 

Foto destaque: Polícia de Villa Rica (EUA) é criticada por usar imagem de homem negro como alvo em treinamento de tiro. Reprodução/Villa Rica Police Dept

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile