Polícia prende 31 pessoas em operação contra garimpo ilegal em MG

2 min de leitura

Uma operação policial em Minas Gerais nomeada “Ouro de Tolo” prendeu 31 pessoas suspeitas de garimpo ilegal, nesta quinta-feira (7). A Polícia Militar do Meio Ambiente e a Polícia Federal participaram da ação em uma região próxima a Diamantina, no Vale do Jequitinhonha.

A operação

Cerca de 60 policiais estavam presentes no local para apreender os envolvidos e as armas. Durante a ação, foram utilizados drones e um helicóptero da PM. No local, foram apreendidos dez detectores de metal, uma arma de fogo, um rádio de comunicação e equipamentos diversos tradicionamente utilizados no garimpo, como pás, enxadas, picaretas, peneiras e baterias.


Materiais apreendidos na operação “Ouro de Tolo” no Vale da Jequitinhonha, em Minas Gerais. (Foto: reprodução/divulgação/Polícia Militar de Minas Gerais)


De acordo com a corporação, o objetivo da operação policial era “identificar e efetuar a prisão de pessoas que atuam ilegalmente na área de garimpo, além de apreender equipamentos, drogas, armas e outros ilícitos envolvidos na atividade”.

O comandante do Batalhão da Polícia Militar do Meio Ambiente, o tenente-coronel Emiliano Lages, disse que o planejamento da ação foi realizado desde a semana passada e que os policiais visavam acabar com extração ilegal de minérios nesta área do cerrado. “A operação, que teve o planejamento iniciado na semana passada, objetivou encerrar uma atividade de garimpo em uma área de cerrado. Foram presas pessoas na atividade de usurpação do solo, crime esse, federal”, afirmou.

Responsáveis pela ação policial

A operação denominada ‘Ouro de Tolo’ foi executada através do Comando de Policiamento de Meio Ambiente (CPMAmb), em colaboração com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e a Polícia Federal (PF). Além disso, recebeu suporte da 14ª Região de Polícia Militar (14ª RPM), do Comando de Aviação do Estado (COMAVE) e do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRV) da PMMG. 

Foto destaque: operação contra garimpo ilegal em Minas Gerais (Reprodução/divulgação/Polícia Militar de Minas Gerais) 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile