Política do mais por menos: Twitter pode ter perdido 70% de seu efetivo

Gleicimara Dulterio Por Gleicimara Dulterio
3 min de leitura

Depois de Elon Musk avisar aos colaboradores do Twitter que ou eles concordavam com o aumento da carga horária ou demissão, a rede social sofreu um esvaziamento, o que ameaça o funcionamento da plataforma. Nesta sexta-feira (18), a compania fechou seus escritórios que só voltaram abrir as portas na próxima segunda-feira (21), o milionário convocou todos os engenheiros de software para uma reunião de última hora, e para aumentas as especulações e polêmicas Musk postou na plataforma um misterioso do Twitter”, com a hastag #RIPTwitter. 

De acordo com relatos, uma rede interna de troca de mensagens do Twitter teve uma enxorrada de mensagens de despedida. Os sites calculavam que o numero de trabalhadores que deixariam a plataforma seria de mil a 1.500, conforme o jornal The Washington Post. Desde que assumiu o comando do Twitter a menos de um mês Elon, demitiu 7.500 funcionários, estima-se que a compania já perdeu cerca de 70% de seu corpo de pessoal. Segundo Glenn Hope, engenheiro de sistemas é algo sem precedentes “É um cenário bastante sombrio, aquantidade de conhecimento perdido é simplesmente impressionante, provavelmente algo sem precedente” afirmou. Hope e outros especialistas alertam para a constante manutenção dos sistemas “Sem isso, pequenos problemas podem se transformar em grandes falhas, que poderiam causar falha na segurança e permitir acesso aos dados dos usuários” disse Glenn.

Considerando a chega de um evento de magnitude extraordinária como a Copa do Mundo do Quatar, onde usuários como nunca utilizaram as redes sociais para comentários e interações Chester Wisniewski, cientista da companhia cibersegurança Sophos alerta É um cenário de pesadelo para qualquer empresa, ainda mais uma empresa de tecnologia” disse à Bloomberg.


Elon Musk (Reprodução/ Instagram @elonmuskoficlal)


No olho do furacão Musk anuncia nova política de liberdade de expressão Musk anunciou nesta sexta-feira (18) nova política de liberdade de expressão “Tuítes negativos/com discurso de ódio perderão impulso e monetização, então nada de anúncios ou outra receita para o Twitter. Vocês não acharam o tuíte a não ser que procurem especificamente por ele, como ocorre no resto da internet”, postou Musk.  Na quinta-feira a sede da empresa recebeu projeções nada propício a Elon, entre elas: “bajulador de ditadores”, “colonizador inseguro”, “bebê falência”, autores ainda não foram identificados.

Equipes afetadas: Política de segurança; Moderação de conteúdo; Tráfego e interface; Departamento de comunicação e Equipes de folha de pagamento, relatórios fiscais e tributária, entre outras.

Considerando todas as demissões, especialistas entendem que manutenção dos serviços se tornaram impossível e impraticável atender as recomendações dos órgãos reguladores sobre os conteúdos, podendo acarretar em multas astronomicas para o Twitter.

Foto destaque: Logo da rede social Twitter. Reprodução, site: Correiobrasiliense (crédito: Lionel Bonaventure/AFP)

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile