INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Polônia não vai mais fornecer armas à Ucrânia

Polônia não vai mais fornecer armas à Ucrânia

Desde o início do ano, vários países europeus, como a Polônia, a Hungria e a Eslováquia, impuseram proibições sobre as importações de cereais ucranianos por questões econômicas. Na sexta-feira passada (15), a União Europeia (UE) anunciou que iria contestar essa proibição, e nesta quarta-feira (20), a Polônia respondeu, em meio à disputa, que então irá interromper o fornecimento de armas à Ucrânia na guerra contra a Rússia.

Tal disputa ocorre porque os grãos ucranianos estão tão baratos que podem concorrer com e ameaçar as produções nacionais – e os agricultores – de cada país. Proibir a importação por parte da Polônia, por exemplo, seria uma medida protecionista com fins de deixar a indústria nacional com menor concorrência e mais segura, sem ter de abaixar os preços, de modo precarizante, só para conseguir competir.

O que separa tal medida do cotidiano internacional é o contexto da guerra e invasão russa à Ucrânia, evento no qual voltar a importar do país o ajudaria em meio à crise histórica.


Estão ainda proibidas as importações de trigo, milho, canola, e sementes de girassóis ucranianos.

Estão ainda proibidas as importações de trigo, milho, canola, e sementes de girassóis ucranianos. (Foto:Reprodução/Jorge Adorno/Reuters)


União Europeia e a Polônia

Com isso, a decisão da UE foi a de seletivamente suspender tal proibição sobre a importação de commodities ucrânianas. Mas o primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, logo afirmou a discordância.

Prorrogaremos esta proibição apesar do desacordo com a União Europeia,” Morawiecki disse, e ainda nomeou os líderes do bloco europeu. “Não ouviremos Berlim, von der Leyen, Tusk ou Weber. Faremos isso porque é do interesse do agricultor polonês.

Isso consequentemente levou a protestos ucraniânos, e até ações judiciais contra o país, mais a Hungria e a Eslováquia, que também se recusaram a suspender a proibição.

Enfim, a Polônia, próxima da Ucrânia, foi por grande tempo uma aliada contra a invasão russa, junta de vários outros países do antigo bloco Leste, mas nesta quarta-feira (20), menos de uma semana após essa disputa sobre importações, o primeiro-ministro polonês afirmou em redes sociais que, “Já não transferimos armas para a Ucrânia porque agora estamos armando a Polônia.


Zelensky se pronuncia na assembleia geral da ONU.

Zelensky se pronuncia na assembleia geral da ONU. (Foto:Reprodução/Spencer Platt/Getty Images/AFP)


Resposta de Zelensky

Na assembleia geral da ONU, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky,  respondeu à crise que se desenvolveu a partir deste assunto.

É alarmante ver como alguns na Europa, alguns dos nossos amigos na Europa, representam a solidariedade num teatro político — fazendo um thriller a partir dos grãos,” Zelensky disse, e adicionou que os países envolvidos, “podem parecer desempenhar o seu próprio papel, mas na verdade estão ajudando a preparar o cenário para uma ação moscovita”.

Em resposta, o Ministro dos Negócios Estrangeiros polonês, Pawel Jablonski, negou as afirmações do presidente ucraniano, ressaltando que a Polônia tinha “apoiado a Ucrânia desde os primeiros dias da guerra”.

No entanto, isso não refuta que a atual posição polonesa é uma quebra definitiva com essa aliança anterior. Segundo a agência estatal polonesa PAP, Morawiecki chegou a acusar “oligarcas ucranianos” de terem “empurrado os seus cereais para o mercado polonês” sem a preocupação com os agricultores locais, e ainda afirmou que a Polônia passará a se concentrar em fornecer “as armas mais modernas” para os seus próprios fins.

Foto Destaque: Instrutores poloneses e soldados ucranianos treinam em Swietoszow, na Polônia. Reprodução/Kacper Pempel/Reuters

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...