Popularidade do presidente Lula cresce em pesquisas

3 min de leitura

Passados ​​seis meses desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), institutos de pesquisa de opinião pública divulgaram dados sobre sua popularidade. Em um cenário político ainda distinto, uma parte dos candidatos que afirmaram ter votado em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições de 2022 estão demonstrando aprovação em relação ao governo de Lula, principal adversário político do ex-presidente durante os últimos anos na política do Brasil.


Presidente Lula no Power Planet (Foto: reprodução/Instagram)


Essas descobertas parecem ir contra o que as pesquisas de intenção de voto indicavam no final da acirrada campanha eleitoral do ano passado, quando a votação de candidatos de Lula e Bolsonaro mudou variação mediante a incidentes, crises e atos criminosos de simpatizantes da extrema-direita após o resultado eleitoral, como a invasão ao Planalto.

A pesquisa mostrou fortes emoções e rejeições dos grupos em relação a Lula e Bolsonaro. Quem apoiava Lula rejeitava Bolsonaro e assim se mantinha. Entretanto, alguns desses mesmos institutos de pesquisa estão começando a mostrar uma pequena mudança nesse cenário.

Dados expostos pela BBC News divulgam que:

– 37% de todos os aprovados aprovaram o governo de Lula, classificando-o como ótimo ou bom;

– Outros 28% dos preparados desaprovam o governo, classificando-o como ruim ou péssimo. Do restante, 32% avaliaram o governo como regular e 3% não souberam ou não responderam.

 

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre 1º e 5 de junho em 127 municípios, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Uma análise detalhada desses dados realizados pelo instituto revelou que candidatos de Bolsonaro passaram a aprovar o governo de Lula.

O Ipec perguntou aos convidados em quem eles votaram no segundo turno das eleições. A pesquisa mostra que 8% dos aprovados que afirmaram ter votado em Bolsonaro aprovam o governo de seu principal adversário político, classificando-o como ótimo ou bom. Considerando uma margem de erro, esse valor pode variar entre 6% e 10%.

A pesquisa também questionou se os que aceitavam aprovavam a forma como Lula vem conduzindo o país. Nesse aspecto, 19% dos que disseram ter votado em Bolsonaro no segundo turno afirmaram aprovar a forma como o petista está governando.

 

Foto destaque: presidente Lula. Reprodução/Ricardo Stuckert/Gov.br

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile