A caminho do estádio, no metrô, um grupo de mais de 150 torcedores é preso pela polícia após gritos antissemitas. Eles estavam indo assistir à partida entre Ajax e AZ Alkmaar na Johan Cruijff Arena, válido pelo campeonato holandês.
“Os torcedores foram avisados várias vezes para pararem de cantar. O metrô estava a caminho da Johan Cruijff Arena, mas parou na estação Strandvliet por volta das 19h30 [14h30, no horário de Brasília]. Todos os torcedores que cantaram foram presos”. Informou o comunicado da autoridade holandesa que prendeu o grupo acusado por insulto coletivo e não deu mais informações sobre o caso. Além disso os clubes também não comentaram sobre o caso até agora.
Jogo entre Ajax e AZ Alkmaar terminou em 0 a 0.(Foto: reprodução/ Ajax)
Historicamente a cidade de Amsterdã tem fortes raízes ligadas a comunidade judaica. Aproximadamente 140 mil judeus viviam na Holanda, aproximadamente 1,6% da população, em 1940, época da invasão nazista pela Alemanha. E essa conexão com a comunidade judaica é possível ser vista em quase todos os jogos do Ajax, onde aparecem inúmeras bandeiras e cânticos exaltando a comunidade, em contrapartida, isso serve de provocação para torcedores rivais.
Infelizmente muitos casos de preconceito tem acontecido não só na Europa como no mundo todo, no esporte, especificamente, parece ter aumentado bastante o número de casos.
Em um dos casos recentes, em março desse ano, a torcida da Lazio, da Itália, foi acusada de antissemitismo. “Todo um setor entoou cânticos antissemitas, um “torcedor” na arquibancada com uma camisa com o nome Hitlerson (“filho de Hitler”, em português) e o número 88 (usado pelo movimento neonazista para designar ‘Heil Hitler’) e nós, como sempre, fomos os únicos que se indignaram e protestaram. Como é possível que todos continuem agindo como se nada estivesse acontecendo”. Escreveu Ruth Dureghello, presidente da comunidade judaica romana, nas redes sociais. Em janeiro o setor onde ficam os ultras do clube foi fechado como forma de punição por conta de cantos racistas.
Foto destaque: Jogadores e torcedores no Estádio Olímpico de Roma. Foto: reprodução/ AZ Alkmaar