INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Portugal: Lula é tratado como chefe de estado antes da posse

Com posse marcada para o primeiro dia do ano de 2023, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva do PT foi recebido em Portugal como chefe de Estado. Sua visita ao país europeu foi considerada um novo capítulo da história entre as duas nações.

Lula se reuniu com os presidentes de Portugal e Moçambique Marcelo Rebelo e Felipe Nyusi, respectivamente, e com primeiro-ministro e jurista português António Costa, o encontro durou poucas horas, mas o suficiente para a reaproximação dos continentes Sul-americano e Europeu com intuito de elo com países africanos de dialeto português.


Lula sendo recebido pelo primeiro-ministro português (Reprodução/CARLOS COSTA / AFP) 


Antes do jantar com lideranças o presidente português afirmou ter saudades de Lula “É um virar de página. Há muito tempo que não tínhamos um encontro assim. Portugal tinha muitas saudades do Brasil, há muito tempo que não estávamos juntos. E eu, pessoalmente, tinha muitas saudades do presidente Lula” disse Costa.

Lula por sua vez prometeu retornar ao país europeu, pois, são previstas cúpulas regulares a contar de 2023, além de encontros entre as Comunidades dos Países de Língua Portuguesa “Estejam certos, o Brasil vai voltar muitas vezes a Portugal. Nós temos uma cimeira para fazer, temos o encontro da CPLP, que há muito tempo não acontece. E nós temos o prêmio Camões para o nosso querido brasileiro e adorado em Portugal, Chico Buarque” disse Lula.

Prêmio Camões Chico Buarque, finalmente receberá o ilustre prêmio e mais imposrtante da literatura em português, Buarque foi intitulado em 2019, entretanto, ainda não recebeu o prêmio devido a pandemia de Covid-19 além também da condecoração não ter sido assinada pelo presidente brasileiro em exercício.

Sobre a viagem a Portugal Lula afirma que foi ao país para aprender com o presidente e primeiro -ministro “Eu vim aprender com a esperteza política do presidente Marcelo e com o primeiro-ministro, que inventaram uma tal de ‘Geringonça’ que ganhou as eleições e consertou a economia portuguesa. Um dos meus compromissos de campanha é concretizar o acordo do Mercosul com a União Europeia” ressaltou o petista.

Na compreensão do presidente Português esta aproximação é fundamental para os continentes e países “É fundamental que a Europa, o Brasil e a América Latina trabalhem em conjunto. Eu tenho muita esperança que o próximo ano, marcado pela Presidência de Lula e a presidência da Espanha na União Europeia, seja o momento de grande reencontro entre a Europa e a América do Sul em geral. Sabemos que o Mercosul e a União Europeia têm interesses próprios, mas o interesse de todos é que sejam capazes de superar as diferenças rumo a um ponto de entendimento. Se o fizerem, todo mundo ficará agradecido” Afirmou Costa.

Manifestantes brasileiros residentes no país foram às ruas para pedir a Lula intervenção juntos a autoridades portuguesas para que processo regularização de documentação de residência no país seja mais ágil. O presidente eleito continua sua viagem à Portugal antes de seu retorno ao Brasil, neste sábado ele se encontrará em Lisboa com os movimentos sociais.

Foto destaque: Lula é cercado por apoiadores. Reprodução/ Gian Amato.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − um =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...