Posse de Javier Milei: presenças e ausências notáveis

Alexandre Kenzo Por Alexandre Kenzo
3 min de leitura

Vários chefes de estado já possuem presença marcada para a posse do novo presidente argentino, Javier Milei, no próximo domingo (10), em Buenos Aires. A cerimônia ocorrerá a partir das 10 horas no horário de Brasília, efetivando o resultado da eleição de 19 de novembro, após Milei, ultraliberal do partido A Liberdade Avança, vencer Sergio Massa, o ministro da Economia que foi responsabilizado pela crise econômica argentina, com cerca de 56% dos votos.

Fala de Javier Milei 

Hoje começa o fim da decadência argentina, termina o modelo empobrecedor do Estado onipresente,” Javier Milei afirmou em seu primeiro discurso presidencial. “A Argentina tem futuro, e esse futuro é liberal. Se abraçamos essas ideias, não vamos apenas poder resolver os problemas de hoje, mas dentro de 35 anos voltaremos a ser uma potência mundial.


Javier Milei, libertário, é politicamente próximo de Jair Bolsonaro, conservador.

Javier Milei, libertário, é politicamente próximo de Jair Bolsonaro, conservador. (Foto: reprodução/Folha/Instagram/@carmeloneto)


Lista confirmada

Em vista da política radical de Milei, comparecer ou não à sua posse se torna um ato de relativa importância política. Alguns dos chefes de estado que já marcaram a presença são:

  • Daniel Noboa, presidente do Equador;

  • Gabriel Boric, presidente do Chile;

  • Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai;

  • Santiago Peña, presidente do Paraguai;

  • Viktor Orban, presidente da Hungria;

  • Volodymir Zelensky, presidente da Ucrânia.

Já o Brasil deve ser representado por Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, uma vez que o presidente Lula (PT) não deverá comparecer à cerimônia de posse.


O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. (Foto: reprodução/Antônio Cruz/Agência Brasil/CNN)


Lula e Bolsonaro

Em muito, pode ser considerada tal ausência como uma manobra política. Há alguns anos, o ex-presidente Jair Bolsonaro também não compareceu à posse do presidente argentino Alberto Fernandéz, uma vez que os dois são adversários políticos e ideológicos.

No entanto, Bolsonaro deve comparecer à posse de Milei. Nesta quinta-feira (7), ele chegou em Buenos Aires junto com um de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, para apoiar a cerimônia.

Foto Destaque: Javier Milei discursa como novo presidente da Argentina. (Reprodução/Agustin Marcarian/Reuters)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile