INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Posse de Lula reúne 65 delegações estrangeiras; veja quem são

No dia 1º de janeiro de 2023, o Itamaraty recebe autoridades estrangeiras na posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. O evento marca a maior reunião de representantes internacionais no Brasil desde os Jogos Olímpicos Rio 2016. Ao todo, 65 delegações estrangeiras, incluindo chefes e vice-chefes de Estado, chanceleres, ministros de negócios estrangeiros, enviados especiais, e representantes de organismos internacionais, estarão presentes na cerimônia. 

O embaixador Fernando Igreja, responsável pelo cerimonial da posse, apontou que vários bilaterais foram solicitados pelas delegações para os dias seguintes à posse. Igreja ainda destacou a importância da presença de delegações de todos os continentes, marcando a volta do Brasil no cenário internacional.

“A presença de 30 chefes de Estado e chefes de Governo demonstra a importância que esses países estão dando para a posse do presidente Lula e a volta do Brasil ao cenário internacional como um parceiro relevante. Países de todos os continentes estarão presentes”, disse o embaixador.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>A posse neste domingo supera o número de autoridades estrangeiras dos Jogos Olímpicos Rio 2016. 65 delegações de chefes e vices-chefes de Estado, de Governo e de Poder, estarão presentes. Esse é o Brasil do futuro, conversando com o mundo! <a href=”https://twitter.com/hashtag/EquipeLula?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#EquipeLula</a> <a href=”https://t.co/tGwhZQhvpG”>https://t.co/tGwhZQhvpG</a></p>&mdash; Lula (@LulaOficial) <a href=”https://twitter.com/LulaOficial/status/1608221840698220546?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 28, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Número de autoridades estrangeiras na posse de Lula supera Jogos Olimpicos Rio 2016. (Reprodução/Twitter)


Os 19 chefes de Estado confirmados são o rei da Espanha, os presidentes da Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiné Bissau, Honduras, Paraguai, Peru, Portugal, Suriname, Timor Leste, Togo e Uruguai. O México será representado pela primeira-dama Beatriz Gutiérrez Muller. Os vice-presidentes da China, Cuba, El Salvador e Panamá também confirmaram presença.

Quanto aos chefes de Governo confirmados estão os da República de Guiné, Mali, Marrocos e São Vicente e Granadinas. Ainda estarão no Itamaraty os vices-primeiros ministros do Azerbaijão e da Ucrânia, presidentes do Conselho da Federação (Rússia), da Assembleia Nacional Popular (Argélia), Assembleia Consultiva Islâmica (Irã), Senado e Assembleia Nacional (República Dominicana), Assembleia da República (Moçambique), do Senado da Jamaica e da Guiné Equatorial, e do Parlamento Nacional (Sérvia).

Fernando Igreja ressaltou a presença de 11 chanceleres  dos seguintes países: Turquia, Costa Rica, Palestina, Guatemala, Gabão, Zimbábue, Haiti, Nicarágua, África do Sul, Camarões e Arábia Saudita. Além de  16 enviados especiais, entre eles, União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, França e Organização das Nações Unidas.

Por fim, os organismos internacionais confirmados são o secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o secretário-geral da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Ilan Goldfajn, e a secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.

Foto destaque: Lula, presidente eleito. Reprodução/Instagram

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...