Pousos e decolagens são retomados gradualmente nos Estados Unidos

Raphael Klopper Por Raphael Klopper
3 min de leitura

A FAA (Administração Federal de Aviação) informou nesta quarta-feira (11) pelas redes sociais que os pousos e as decolagens nos aeroportos dos Estados Unidos estarão sendo retomados gradualmente, logo após uma falha de sistema recente ter obrigado uma interrupção geral de voos por todo o país.

A falha identificada foi no sistema que fornece informações em tempo real diretamente aos funcionários envolvidos em operações de voo, que inclui alertas sobre perigos no ar ou no solo, pistas fechadas, restrição de espaço aéreo e interrupção nos sinais de navegação, etc. Com o sistema sem funcionamento, todos os voos tiveram que ser cancelados por medidas de segurança.

A FAA não entrou em detalhes quanto ao que teria originado o problema de pane geral, mas declarou que “segue investigando a causa do problema inicial”. Enquanto isso, a Casa Branca descartou um ataque de hacker.

Isso pois o presidente Joe Biden foi informado pelo secretário de Transporte na manhã da interrupção do sistema da FAA, que não haveria evidências de um ataque cibernético até o momento, mas o presidente instruiu o Departamento dos Transportes (DOT) a realizar uma investigação completa das causas que levaram ao incidente. Com a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre afirmando que a FAA promete fornecer atualizações regulares


Voos são reativados (Foto: Reprodução / Diário do Nordeste)


De acordo com a empresa de dados de aviação Cirium, mais de 21 mil voos eram  programados para decolar nos EUA nesta quarta-feira, principalmente os de viagens domésticas, incluindo cerca de 1.840 voos internacionais que deveriam voar para os EUA.

Às 8h30 (10h30 em Brasília), já havia mais de 3.700 voos atrasados, dentro, saindo ou chegando aos Estados Unidos, conforme informou o site de rastreamento de voos FlightAware, que levou a exceder o número de todos os voos atrasados no dia anterior, com mais de 640 sendo cancelados e com alta probabilidade que esses números cresçam.

Mais cedo, a FAA notificou que estava trabalhando para restaurar o Sistema de Aviso para Missões Aéreas (Notice to Air Missions System, em inglês). Entre as medidas para se restabilizar os voos, os pilotos antes de iniciar decolagem devem consultar NOTAMs (ou Notices to Air Missions), onde listam possíveis impactos adversos nos voos, desde a construção da pista até o potencial de formação de gelo.

Antigamente, esse sistema costumava ser baseado em telefones, onde os pilotos ligavam para as estações de serviço de voo dedicadas para obter informações, o que agora mudou para o formato online.

Havia um potencial de interrupção generalizada, o que leva todas as aeronaves sendo obrigadas a fazer rotas pelo sistema, incluindo voos comerciais e militares.

 

Foto Destaque: Aeroporto Americano. Reprodução / R7

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile