Praia alargada de Balneário Camboriú sofre danos devido à chuva forte

Lorena Correia Por Lorena Correia
3 min de leitura

Há pelo menos três dias, chuvas fortes atingem Santa Catarina, o que vem causando danos na Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte do estado. E apesar dos estragos acontecerem dias antes do início das festas de final de ano, a rede de hotelaria permanece lotada para o natal e não houve cancelamento de reservas por causa das chuvas, conforme aponta o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Thiago Velasques.


Acumulado de chuvas em Santa Catarina gera alagamentos e danos ao Estado. (Foto: Reprodução/Click Camboriú)


Na última terça-feira (20), a prefeitura decretou estado de emergência e registrou alagamentos nos bairros Nações e Centro. Nesta quarta-feira (21), a cidade amanheceu sem chuvas.

O helicóptero do Corpo de Bombeiros sobrevoou as áreas alagadas e segundo a Defesa Civil municipal, não houve feridos. Nas imagens das câmeras de monitoramento da Praia Central é possível observar valetas abertas, lagoas e poças em alguns pontos da areia. A prefeitura informou que a faixa de areia alargada acabou protegendo a cidade da ressaca do mar e a chamou de “uma obra de proteção ambiental”, declarou a assessoria.

Além da praia, outros pontos turísticos foram afetados pelas fortes chuvas, como a ria torta e o acesso à roda gigante, onde também há registros de deslizamentos. Conforme aponta o diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Melo, os principais danos foram os alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de árvores.

Melo disse que foram pelo menos 15 desmoronamentos de terra, mas que as ocorrências ainda estavam sendo registradas às 17h35 da terça-feira. Os deslizamentos ocasionam quedas de paredes e muros e rachaduras em algumas casas. Os bairros mais atingidos pelos alagamentos foram o dos Estados, dos Municípios e Nova Esperança. Já na segunda, a água inundou o Centro e o Bairro das Nações.

O diretor da defesa civil também afirmou que chegou a chover mais de 300mm em quase 48h. De acordo com a Epagri/Ciram, órgão de monitoramento das condições meteorológicas no estado, a média de chuvas para dezembro na cidade varia entre 130 e 150mm.

 

Foto Destaque: Praia alargada de Balneário Camboriú após fortes chuvas. Foto: Reprodução/NSC Total

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile