Prefeitura do Rio de Janeiro implementa medidas para ajudar com calor

3 min de leitura

O Brasil, e principalmente o Rio de Janeiro, sempre foi visto por turista de todos os lugares como um paraíso tropical. Nos últimos anos, no entanto, o calor carioca se tornou excessivo até mesmo para os autodeclarados amantes do verão. Nesta segunda-feira (27), pensando nas altas dos termômetros do estado na semana anterior, a prefeitura tomou algumas medidas preventivas para lidar com o restante da onda de calor.

As medidas da prefeitura

As medias implementadas pela prefeitura estão previstas para funcionar até o final do verão, e buscam facilitar um pouco a rotina de todos que estão no estado do Rio de Janeiro.

Os mais afetados com tudo isso são os moradores de rua, que muitas vezes são obrigados a passarem o dia expostos no sol quente, e não têm como manter uma boa hidratação. Com o intuito de ajuda-los, a prefeitura anunciou que distribuirá isotônicos e água para eles nos dias mais quentes.

 


Ponto de hidratação no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/TV Globo)


 

Cem pontos de hidratação foram distribuídos nas cidades do Rio de Janeiro que mais sofrem com as altas temperaturas, e eles servirão para fornecer o atendimento necessário para todos aqueles que estiverem passando mal, ou apresentando sintomas físicos negativos causados pelo calor.

A última onda de calor

Ao longo do ano o Rio de Janeiro já enfrentou algumas ondas de calor severas, mas nada se compara às temperaturas que moradores e turistas do estado carioca tiveram que aguentar nas últimas semanas.

Em uma sexta-feira do mês de novembro, a sensação térmica do estado chegou a 59,3*C, a maior já registrada em nove anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma pessoa a cada duas horas precisou de atendimento médico por causa do calor, neste final de semana.

As maiores temperaturas ainda ocorreram nos finais de semanas de grandes shows internacionais no Rio de Janeiro, do grupo mexicano RBD e da cantora norte-americana Taylor Swift. O que resultou, tragicamente, na morte da fã Ana Benevides por causa do excesso de calor, e nos desmaios de muitos outros que aguardavam para assistir aos espetáculos.

 

Foto Destaque: senhor se protegendo do sol. Reprodução/Tomaz Silva/Agência Brasil

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile