Nesta segunda-feira (19), o presidente Jair Bolsonaro (PL), participou do funeral da rainha Elizabeth II, na Abadia de Westminster, em Londres. O chefe do Executivo foi acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro e também se manifestou por meio das redes sociais para prestar condolências à família real pela morte da rainha Elizabeth II.
“Na Abadia de Westminster, prestamos uma última homenagem à Rainha Elizabeth II e apresentamos, em nome do fraterno povo brasileiro, nossas orações para que Deus console o Rei Charles III, sua família e seu povo, firmes na esperança de que estaremos todos juntos na vida eterna.”
“Seguiremos em nossa missão de servir nossa Pátria e nosso povo fortalecidos pelas belas palavras proferidas pelo Arcebispo da Cantuária durante a cerimônia: ‘aqueles que servem serão amados e recordados, enquanto aqueles que se apegam ao poder e aos privilégios são esquecidos’, concluiu o presidente.
No último domingo (18), o chefe do Executivo e a primeira-dama Michelle foram recepcionados pelo rei Charles III no Palácio de Buckingham. A cerimônia contou com a presença de mais de 100 chefes de Estado e fez parte do cronograma do funeral da rainha.
Presidente Jair Bolsonado e primeira dama Michelle no Palácio de Westminster(Reprodução/UOL)
Além da primeira dana, o presidente estava acompanhado do pastor Silas Malafaia e do assessor para campanha Fábio Wajngarten. Participaram da comitiva também o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, o padre Paulo Antônio de Araújo e um tradutor oficial do presidente.
O caixão de Elizabeth II foi levado do Palácio de Westminster para a Abadia na manhã de hoje(19), onde ocorreu o funeral de Estado. A rainha morreu no último dia 8, aos 96 anos, após 70 anos no trono, no reinado mais longevo da história do Reino Unido. O rei Charles III assumiu o trono. No mesmo dia, Bolsonaro decretou luto oficial de três dias no Brasil.
Bolsonaro deixa a capital inglesa com destino a Nova York, nos Estados Unidos. Amanhã (20), ele faz o discurso de abertura dos debates de alto nível da 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
Foto destaque: Bolsonaro assinando livro de condolências da Rainha Elizabeth II. Reprodução: ofuxico