O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou preocupação com a situação em Gaza, afirmando que Israel aparenta querer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos. Durante o programa “Conversa com o Presidente,” transmitido pela emissora oficial do governo, Lula destacou a necessidade de uma ação especial da Organização das Nações Unidas (ONU) diante da guerra entre Israel e o grupo Hamas.
Lula argumentou que a atual escalada de violência não parece ter um fim à vista, reiterando a importância de garantir a criação do Estado Palestino para possibilitar uma coexistência pacífica entre palestinos e judeus. O presidente criticou tanto o ataque inicial do Hamas ao território israelense quanto a resposta de Israel, especialmente quando mulheres e crianças se tornam vítimas.
Lula no programa “Conversa com o Presidente” (Foto: reprodução/CNN)
O governo brasileiro, sob a liderança de Lula, defende um cessar-fogo para facilitar um acordo de paz e tem agido para retirar pessoas da região do conflito. Na noite anterior à entrevista, Lula foi à base aérea de Brasília para receber um grupo de 32 pessoas resgatadas da Faixa de Gaza, composto por 22 brasileiros e 10 palestinos.
Descontentamento da Conib
As declarações de Lula geraram descontentamento na Confederação Israelita do Brasil (Conib). Um membro da cúpula da entidade criticou as falas, argumentando que o presidente desconhece detalhes da situação e contribui para aumentar a antipatia contra Israel, incentivando o antissemitismo.
A Conib, em nota, considerou as declarações de Lula equivocadas e perigosas, destacando os esforços de Israel para poupar civis palestinos durante o conflito. A entidade acusou o Hamas de se esconder atrás de mulheres e crianças, utilizando a morte de civis palestinos como parte de sua estratégia reconhecida pelo próprio grupo terrorista.
Confederação Israelita do Brasil (Conib)
A Confederação Israelita do Brasil (Conib) é a representação máxima da comunidade judaica no Brasil. Trata-se de uma organização que busca promover e defender os interesses da comunidade judaica, além de promover a compreensão e o respeito entre diferentes grupos religiosos e étnicos no país.
A Conib desempenha um papel significativo ao abordar questões relacionadas ao antissemitismo, direitos humanos, e também ao representar a comunidade judaica em diálogos com autoridades nacionais e internacionais. Ela tem como objetivo principal promover a paz, a tolerância e o entendimento entre as diferentes comunidades.
Foto destaque: Presidente Lula (Reprodução/CNN)