Presidente Lula passará por cirurgia no quadril devido ao desgaste

Nicollas Alcântara Por Nicollas Alcântara
3 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve passar por uma cirurgia de artroplastia no quadril no final desta semana. A intervenção cirúrgica visa a substituição das superfícies articulares da cabeça femoral e do acetábulo, componentes essenciais do quadril, devido ao desgaste da cartilagem que tem causado dores intensas e limitações funcionais.

 

Procedimentos médicos

A cirurgia será realizada com uma incisão na face lateral direita da coxa do presidente, com aproximadamente 15 centímetros de comprimento. Durante o procedimento, o cirurgião removerá os tecidos danificados e substituirá a área problemática por uma prótese que imita uma articulação saudável. A prótese consiste em dois componentes: o componente femoral, onde a cabeça do fêmur é encaixada, e o componente acetabular, que pode ser de titânio trabecular para permitir o crescimento ósseo.

A anestesia será administrada em várias pequenas doses, incluindo raquianestesia (ou peridural) e bloqueios locais ao redor da articulação, com intubação do paciente. Embora a cirurgia em si deva durar aproximadamente duas horas, é considerada uma intervenção de grande porte.

Anteriormente, durante um evento no Palácio do Itamaraty, Lula foi visto usando uma máscara, seguindo recomendações médicas para evitar a exposição à gripe antes da cirurgia.


Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursando de máscara ao lado do primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, nesta segunda (25). (Foto: reprodução/TV Brasil).


Recuperação

Após a cirurgia, em cerca de 70% dos casos, o paciente pode levantar-se para caminhar no mesmo dia, com o auxílio de muletas ou um andador. A recuperação é geralmente rápida, mas um período de repouso relativo de quatro a seis semanas é necessário para permitir a cicatrização adequada, durante o qual Lula usará um andador.

A alta hospitalar dependerá da estabilização de diversos fatores, incluindo a cicatrização dos tecidos operados e o controle de qualquer sangramento pós-operatório. Durante o período de recuperação, o presidente poderá continuar trabalhando, desde que tome precauções para garantir a adequada cicatrização dos tecidos recentemente operados.

A Presidência da República informou que Lula continuará a trabalhar na residência oficial do Palácio da Alvorada durante sua recuperação, que deve durar 42 dias.

Foto destaque: Presidente Luiz Inácio Lula da Silva de máscara por orientação médica. Reprodução/Presidência da República/Ricardo Stuckert.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile