Preso no RJ, ex-deputado Roberto Jefferson recupera registro da OAB

3 min de leitura

O ex-deputado Roberto Jefferson, recuperou seu registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O documento foi suspenso por 90 dias, após o ex- parlamentar publicar um vídeo em suas redes sociais, fazendo duras críticas a Ministra do Supremo Tribunal Federal Carmem Lúcia e atirar contra agentes da Polícia Federal (PF) em 2022.


 

Foto: preso no RJ apos o prazo de 90 dias Roberto Jefferson recuperou o documento da OAB. (Reprodução/ static.poder360.com.br).


Em resposta, a publicação feita o ministro do STF Alexandre de Moraes solicitou a prisão preventiva do ex-deputado. Quando os policiais chegaram a sua residência foram recebidos a tiros de fusível e três granadas, maneira como o ex-deputado encontrou pra resistir à prisão, entregando se oito horas depois.

 O ex-parlamentar cumpriu prisão domiciliar entre janeiro e outubro de 2022, contudo após descumprir medidas cautelares impostas, o ministro Alexandre de Moraes determinou novamente sua prisão preventiva. Segundo Moraes não houve alteração na situação que levou a detenção de Roberto Jefferson.  Ele segue em preso no complexo de Gericinó, mas conhecido como Bangu, na zona Oeste do Rio de Janeiro. No mesmo local também encontram se presos o ex-vereador Gabriel Monteiro e o ex-parlamentar Daniel Silveira.  

Após a publicação, a OAB nacional através do envio de um ofício a seccional do Rio Janeiro solicitou a instauração de um processo ético-disciplinar contra o Roberto Jefferson por ofensa a ministra do supremo.  O colegiado decidiu por suspender o documento no prazo de 90 dias, através de votação onde 66 foram a favor e 15 contra. Jefferson estava com seu documento suspendo desde o dia 23 de novembro de 2022.

A OAB do RJ comentou sobre a recuperação da carteira de advogado de Roberto Jefferson. O órgão explica que a lei determina que vencido o prazo de 90 dias, a suspensão cai, e o processo ético- disciplinar prossegue até a decisão final definitiva.  O Estatuto da Advocacia estabelece este prazo até que se conclua o processo, e que isso não quer dizer que ele tenha recuperado sua carteira definitivamente.

Foto destaque: Presidente do Partido Trabalhista Brasileiro Ex-deputado Roberto Jefferson  (REPRODUÇÃO/ https://jpimg.com.br/)

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile