INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Previsão do Inmet é alerta para geada, neve e avanço do frio em diferentes regiões do país

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a semana começará com temperaturas frias em diversas regiões, com indício de geada na Campanha Gaúcha; neve em Santa Catarina e na Serra Gaúcha; frio adentrando na Região Centro-Oeste; e rajadas de vento cada vez mais forte no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Em resultado da formação e deslocamento de uma frente fria pelo país, chuvas fortes também devem afetar as áreas do Mato Grosso do Sul, no sul do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, e também em áreas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Ciclone subtropical em alerta

Devido à preocupação com a possibilidade de alguns efeitos mais extremos causados pela mudança no clima, o Inmet e a Marinha lançaram uma nota conjunta, que informam haver “condições favoráveis para a formação de um ciclone subtropical em alto-mar, na posição 36°S 042°W, aproximadamente 530 milhas náuticas (980 km) ao sul da costa do estado do Rio Grande do Sul, com rápido deslocamento para sudoeste e posterior deslocamento para oeste/noroeste, a partir da manhã do dia 16 de maio”.

Segundo a nota, o sistema deverá ser definido como “tempestade subtropical”, caso as condições atmosféricas permanecerem.

“A atuação deste sistema meteorológico poderá causar ventos de até 55 nós (100 km/h) no entorno do ciclone, principalmente nos setores leste e sudeste desse sistema, até a noite do dia 16 de maio”, complementa a nota.

A marinha mantém os alertas de mau tempo atualizados na internet, e as informações meteorológicas podem ser visualizadas também por meio do aplicativo Boletim ao Mar, disponível para download para os sistemas Android e iOS.


A massa de ar frio continuará presente em grande parte do Brasil até o final de semana, segundo o Inmet. (Foto: Orlando Kissner/Arquivo ANP)


O instituto Inmet alerta que a madrugada de terça-feira (17) é de formação de geada no norte de Santa Catarina e em grande parte do Paraná, além de atingir o Sudoeste do Mato Grosso do Sul.

A queda mais acentuada nas temperaturas serão nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, bem como no sul da região Amazônica, afirma o Inmet.

“No decorrer do dia, um ciclone extratropical avança próximo ao litoral do Rio Grande do Sul intensificando ainda mais os ventos no sul e leste do estado. As rajadas de vento poderão ultrapassar os 100 km/h em algumas localidades do extremo sul do Rio Grande do Sul”, acrescenta o Inmet.

 

Foto em destaque: Temperaturas terão grande tendência de cair devido a frente fria destacada pelo Inmet. (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + doze =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...