Nesta quarta-feira, a primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, se emocionou ao falar sobre um assunto que tem sido alvo de críticas por parte da oposição. A ministra foi muito criticada por vídeos em que aparece dançando em festa com amigos – “Sou um ser humano. As vezes também busco alegria, luz e prazer em meio à essas nuvens escuras” – declarou Marin com a voz embargada. A declaração da premier aconteceu num ato organizado pelo partido social-democrata em solidariedade à Marin em Lahti, no sul da Finlândia.
Sanna Marin é alvo de críticas por parte da oposição (Foto: Reprodução/Instagram)
Eleita aos 34 anos no final de 2019 para um cargo importante como primeira-ministra, Marin é a mulher mais jovem no cargo. Lidera uma coalizão de centro-esquerda que reúne, além dos social-democratas, mais outras quatro legendas: Verdes, Aliança das Esquerdas, Partido Popular e Centro.
A crise recente se deu pelo fato de um vídeo em que a chefe de governo, atualmente com 36 anos, aparecer dançando com amigos e celebridades – “Isso é algo privado, é alegria e vida” – pondera Marin, com os olhos cheios d’agua. E ainda conclui que ‘nunca faltou a um único dia de trabalho’.
Para a oposição que é conservadora, Marin se comportou de forma inadequada para o cargo, mas houve quem defendesse seu direito de um evento privado na companhia de amigos. Mulheres finlandesas postaram vídeos em que aparecem dançando em forma de apoio à premier.
Em resposta às críticas da oposição que se ampliaram por conta das redes sociais, que tem um poder imenso de propagar informações, muitas vezes, inverídicas, Marin se submeteu a um exame toxicológico para dissipar qualquer suspeita de uso de drogas; o resultado foi negativo.
— Quero acreditar que as pessoas observam o que fazemos enquanto trabalhamos e não o que fazemos em nosso tempo livre — disse ela nesta quarta-feira, admitindo que a semana passada foi “muito difícil”.
Foto destaque: Sanna Marin se emociona ao falar sobre críticas de vídeos postados (Foto: Reprodução/U0L)