Primeiro-ministro Boris Johnson diz estar ‘profundamente preocupado’ com o desaparecimento de Dom

Antonio Neto Por Antonio Neto
4 min de leitura

O desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips, do jornal The Guardian, preocupa o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, segundo informou ao Parlamento nesta quarta-feira (15). As declarações foram feitas durante sessão no Parlamento em que Johnson responde a perguntas dos parlamentares. 

Como todos aqui nesta Casa, estou profundamente preocupado com o que pode ter acontecido com ele [Dom Phillips]. O Ministério de Relações Exteriores está trabalhando de perto e neste momento com as autoridades brasileiras”, disse. 


                                     Primeiro-ministro britanico Boris Johnson (Foto/reprodução: Jornal Folha de S. Paulo)


Segundo Boris Johnson, o Ministério das Relações britânico está “trabalhando de perto” no caso com as autoridades brasileiras. O primeiro-ministro afirmou também que ofereceu “todo o apoio” que o Brasil “possa precisar”. Dom e Bruno desapareceram no dia 05 de junho na região do Vale do Javari, na Amazonia.  

O que nós dissemos às autoridades brasileiras é que estamos prontos para providenciar todo o apoio que eles possam precisar”, disse Boris. 

No entanto, o governo brasileiro ainda não se manifestou sobre a oferta de ajuda do Reino Unido. 

O primeiro-ministro se pronunciou sobre o caso pela primeira vez depois que a ex-primeira-ministra do Reino Unido se manifestou sobre o desaparecimento do jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira. Theresa May pediu do governo britânico “prioridade diplomática” com o caso. 

“O meu amigo [Boris Jonhson] vai assegurar que o governo faça desse caso uma prioridade diplomática? E que faça, também, o possível para garantir que as autoridades brasileiras coloquem os recursos necessários para descobrir a verdade e saber o que aconteceu com Dom e Bruno”, disse May. 

Na semana passada, a ministra britânica Vicky Ford, sobre Relações com a África, América Latina e Caribe se encontrou com o chefe do Itamaraty, ministro Anderson Torres, para discutir o desaparecimento de Dom e Bruno durante a Cúpula das Américas, em Los Angeles. 

“Ele [ministro Anderson Torres] me garantiu que as autoridades brasileiras estão fazendo tudo o que pode ser feito no ar, barcos e terra em terrenos difíceis e remotos para encontrar Dom e continuaremos procurando”, escreveu Vicky Ford em redes sociais.  


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>I met Brazil Minister <a href=”https://twitter.com/andersongtorres?ref_src=twsrc%5Etfw”>@andersongtorres</a> to discuss the disappearance of Dom Phillips. <br><br>He assured me Brazilian authorities are doing all that can be done in air, boats &amp; land in v difficult &amp; remote terrain to find Dom &amp; will keep searching.<br><br>UK is ready to support operation. <a href=”https://t.co/YjmSdBfMeb”>pic.twitter.com/YjmSdBfMeb</a></p>&mdash; Vicky Ford MP (@vickyford) <a href=”https://twitter.com/vickyford/status/1535075070481080320?ref_src=twsrc%5Etfw”>June 10, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


Ontem (14), um segundo suspeito de ter ligação com o desaparecimento de Dom e Bruo foi detido no Amazonas. Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como “Dos Santos”, foi preso pelos agentes sob suspeita de ser cúmplice de Amarildo da Costa de Oliveira, o “Pelado”, preso na terça passada (7) por porte de munição de uso restrito das Forças Armadas 

Deixe um comentário

Deixe um comentário