Primeiro voo de brasileiros resgatados em Israel pousa em Brasília

Sofia Souza Por Sofia Souza
3 min de leitura

Na madrugada desta quarta-feira (11), a aeronave KC-30 da FAB pousou em Brasília (DF) com o primeiro grupo de 211 brasileiros resgatados de Israel. O voo durou cerca de 14 horas. Segundo a GloboNews, o Itamaraty deu preferência a famílias com crianças, idosos, deficientes e enfermos. Até domingo (15), outros cinco voos sairão de Tel Aviv em direção ao Brasil para repatriação de brasileiros que residem em Israel. 

Ainda não há confirmação de voos oficiais para resgate de brasileiros que estão na Faixa de Gaza, devido às dificuldades de acesso e pouca segurança. No entanto, o Governo Federal aguarda confirmação do Egito, país fronteiriço à Palestina, para conduzir operação de resgate de 26 brasileiros que estão no local. 

 

Histórico do conflito 

Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação do Estado de Israel em área na qual pertencia à Palestina, com o intuito de solucionar o antissemitismo. Assim, a partir de 1948, a região foi dividida em dois Estados, um judeu, pertencente à Israel e um árabe, pertencente à Palestina.

A configuração do novo Estado gerou uma série de conflitos históricos entre os dois povos, com a ocupação de judeus em áreas que, inicialmente, deveriam pertencer aos palestinos.

Segundo relatório da ONU, desde 2008, Israel matou mais de 6.300 árabes, sendo mais da metade civis, e feriu cerca de 150 mil. Por outro lado, o relatório registrou 308 mortes de israelenses por palestinos, no qual 131 eram civis, os feridos somam-se mais de 6.307.

 

Invasão dos Hamas 

Nas primeiras horas do último sábado (7) , no final do feriado judaico de Sucot, dezenas de homens armados do grupo palestino Hamas se infiltraram no sul de Israel a partir da Faixa de Gaza. As invasões ocorreram por terra, por mar e por ar, com o auxílio de parapentes.


Festa rave, localizada próximo à Faixa de Gaza, atacada pelo grupo palestino Hamas. (Foto: reprodução/Jack Guez)


A embaixada de Israel em Washington informou que o número de mortos nos ataques do fim de semana ultrapassou mil. As vítimas eram, na sua maioria, civis. Dezenas de israelenses, incluindo mulheres e crianças, foram capturados e levados para Gaza como reféns.

 

Foto destaque: Brasileiros em Tel Aviv, Israel, partindo para o Brasil em avião da FAB. Reprodução/Força Áerea Brasileira

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile