No último sábado (26), o jogador de futebol amador Fábio Cordeiro da Silva faleceu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). No entanto, seu legado foi preservado através da doação de seu coração para o apresentador Fausto Silva, o Faustão. Essa história não apenas salvou a vida do apresentador, como também colocou em destaque a importância da doação de órgãos.
Em entrevista ao G1, o primo de Fábio, André Batista da Silva, expressou seus sinceros desejos para o apresentador Faustão, esperando que o coração transplantado proporcione muitos anos de vida. Ele aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância da doação de órgãos, destacando como esse ato pode salvar vidas e inspirar. “Tenha mais 50 ou 60 anos de vida com esse coração”, disse.
Sonhos de um atleta
Fábio Cordeiro da Silva sonhava em se tornar jogador de futebol profissional. Ele fez vários testes para times de renome, como o Palmeiras, em busca de uma chance. Entretanto, as circunstâncias da época não permitiram, pois além de habilidade, ele necessitava de recursos financeiros e apoio nos bastidores. Apesar dos desafios, Fábio escolheu continuar no mundo do futebol amador, onde seu amor pelo esporte persistiu.
Além de um jogador de futebol apaixonado, Fábio também era um atleta multifacetado, envolvendo-se em atividades como o surfe e a capoeira, mantendo um estilo de vida ativo e comprometido com a saúde.
Adeus inesperado
Fábio sofreu um AVC enquanto trabalhava como azulejista. O jogador só foi encontrado no dia seguinte, quando colegas de trabalho chegaram ao local. No momento do resgate, Fábio estava consciente, mas com o lado direito do corpo paralisado. Ele recebeu socorro e foi levado para uma Unidade de Saúde, onde passou por uma cirurgia cerebral. A constatação da morte cerebral ocorreu na manhã do dia 26, e a família optou por realizar a doação dos órgãos.
Agradecimento de Faustão
Faustão segue internado no Hospital Albert Einsten, em São Paulo. (Foto: Reprodução/Instagram @faustaodomeucoracao)
Em seu primeiro vídeo após o transplante, o apresentador fez questão de comentar sobre o transplante de coração. Ele contou que está bem e aproveitou para agradecer à família do doador.
“(Gostaria de) fazer um agradecimento a José Pereira da Silva, pai do Fábio, que foi de uma grandiosidade incrível, generosidade absurda, que proporcionou que eu continuasse vivo. Eternamente grato a José Pereira da Silva. Homem simples… fico emocionado, que ele me deixou a chance de viver de novo”
Ainda no vídeo, o apresentador reiterou a gratidão e disse que quer agradecer pessoalmente à família de Fábio.
“O recado, novamente, é para o senhor José Pereira da Silva, pai do Fábio. Graças à imensa generosidade dele, do irmão e da viúva, estou vivo. Vou agradecer sempre e espero um dia, pessoalmente, expressar minha gratidão”.
Antes de finalizar o vídeo, Faustão falou emocionado que honrará o coração recebido.
“É de uma generosidade que me emociona, me motiva. A única coisa que eu prometo é honrar a memória do seu filho, fazendo apenas coisas boas, para que você tenha cada vez mais orgulho. Jamais me esquecerei de vocês e um dia vou agradecer pessoalmente. Deus lhes pague por tudo que proporcionaram a mim. Sou eternamente grato”.
Foto destaque: Homenagem a Fábio Cordeiro da Silva. Reprodução/Facebook/AvenidaFCMongagua