Principais pré-candidatos à presidência falam sobre o tema ‘geração de emprego para jovens de baixa escolaridade’

Julio Amaral Por Julio Amaral
2 min de leitura

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que 12,1 milhões de cidadãos estão sem emprego no país. O esforço para mudar esse número considerável de pessoas desempregadas é uma das principais questões a ser enfrentada pelo próximo presidente que será eleito ou reeleito este ano.


Titulo de Eleitor junto à bandeira nacional (Foto: Reprodução/Olhar Digital)


A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda mostra, através de dados, que a taxa de desemprego de longo prazo no país é caracterizada predominantemente por pessoas jovens, com idade entre 17 e 29 anos. Nessa faixa etária, apenas 80% têm o ensino médio.

A assessoria do ex-presidente Lula (PT) disse que o plano de governo será elaborado coma sociedade e os partidos aliados e entregue conforme data prevista pelo TSE. Já a assessoria de Jair Bolsonaro (PL) não se pronunciou até o momento da publicação da matéria.

Para Ciro Gomes (PDT), o país precisa de um novo projeto nacional de desenvolvimento que entenda e contemple a importância da educação e invista em todos os níveis. No Ceará, 60% das matrículas de ensino médio contam com cursos profissionalizantes em tempo integral. O aluno já sai da escola com estágio remunerado pago pelo governo do estado em empresas da própria região. Ciro gomes também comentou sobre a reativação das mais de 14 mil obras paradas no Brasil. Segundo ele, elas geram emprego e principalmente em funções que não exigem alta escolaridade.

Dentre as propostas de João Dória (PSDB) está: o subsídio parcial para qualificação profissional de recém-contratados, com participação de organizações de trabalhadores para a efetividade do programa (qualidade do treinamento); políticas para o acesso ao crédito para jovens de perfil empreendedor; programa temporário de experiência no trabalho no setor público e privado (modelo de jovem aprendiz).

 

Foto Destaque: Lula, Bolsonaro, Ciro e Dória. Reprodução/Divulgação

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile