Príncipe Charles: conheça o sucessor da rainha Elizabeth II

Sara Corrêa Por Sara Corrêa
4 min de leitura

Após a morte da rainha Elizabeth II, Charles Philip Arthur George, o príncipe Charles, vai assumir o trono britânico. Elizabeth permaneceu como rainha por mais de sete décadas, sendo considerado o reinado mais longo da história do Reino Unido.

Com 73 anos, Charles é o monarca mais velho a iniciar um reinado. Elizabeth II é considerada a soberana com o mais longo reinado da história britânica, com 70 anos no trono.


Elizabeth e Charles. Foto: (Reprodução/Carta Capital)


Por conta do avanço da idade da mãe ele já vinha assumindo aos poucos as funções dela. Em maio, pela primeira vez na história, o primogênito de Elizabeth substituiu a monarca na abertura do Parlamento Britânico. Por problemas de mobilidade não pôde comparecer ao Palácio de Westminster. Elizabeth II só faltou duas vezes ao discurso, nos anos em que estava grávida dos seus filhos Andrews e Edward.

Elizabeth II e o príncipe Philip – que morreu em abril de 2021, aos 99 anos- tiveram outros filhos além de Charles: a princesa Anne, e os já mencionados, príncipe Andrew e o príncipe Edward.  

Sendo o primogênito, Charles é o primeiro na linha de sucessão ao trono. Depois dele, vem o seu filho mais velho, o príncipe William, e na sequência, o primeiro filho de William, o príncipe George.


Elizabeth, Charles, William e George. Foto: (Reprodução/UOL)


O novo rei deve participar de uma audiência com o primeiro-ministro e fazer um pronunciamento ao Reino Unido, além de viajar pelo país.

Charles foi o primeiro herdeiro de Elizabeth a frequentar a escola e ir para a universidade. Além desse feito, ele também é apoia a preservação do meio ambiente. Ele se casou com Diana Spencer, a famosa princesa Diana, em 1981, onde teve dois filhos: o príncipe William, nascido em 1982, e o príncipe Harry, em 1984.

O casal enfrentou anos de problemas conjugais, o que resultou na separação em agosto de 1996. Diana disse que o divórcio ocorreu porque Charles recusou terminar seu caso com a britânica Camila Parker Bowles, considerada amante de longa data.

Em contrapartida, Charles disse que se manteve fiel ao casamento até que ele se desfez.

Um ano depois, em 31 de agosto de 1997, Diana morreu vítima de um acidente de carro, em Paris, na França, enquanto fugia de um paparazzi.

Depois de quase oito anos após a morte de Diana, Charles se casou com Camilla em 2005. Ela se tornou então a duquesa de Cornualha. E agora, com a coroação de Charles a rei, vai se tornar “rainha consorte” – título que a rainha Elizabeth II disse esperar ser reconhecido.


Charles e Camilla. Foto: (Reprodução/O Fuxico)


Camilla não era querida pelo público, sendo acusado de ser o motivo da separação de Charles e Diana, mas teve o índice de aprovação crescer graças aso seus vários compromissos junto à família real.

“Rainha consorte” é um título dado à esposa de monarca reinante. É diferente do título de rainha – casa de Elizabeth II – destinado a quem já nasce na família real e está na linha de sucessão.

Uma rainha consorte tem a mesma posição social e o status do cônjuge, mas não possui os mesmos poderes políticos.

Agora, Charles pode escolher como ser chamado, seguindo o meio tradicional e assumir o título de rei Charles III ou adotar um “novo” nome real, usando um dos nomes do meio, como por exemplo, rei George VII ou rei Philip.

Foto destaque. Príncipe Charles. Foto: Reprodução/VEJA.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile