O príncipe William recebeu o título de “Príncipe de Gales”, título carregado por seu pai, atual rei da Inglaterra, por mais de 50 anos. O príncipe disse em conversa com o primeiro ministro galês, Mark Drakeford, que se sente honrado com novo título.
Em comunicado divulgado foi dito que “o príncipe reconheceu a profunda afeição dele e da princesa pelo País de Gales, tendo feito sua primeira casa de família em Anglesey, inclusive durante os primeiros meses da vida do príncipe George”, completando com a informação de que “o príncipe e a princesa passarão os próximos meses e anos aprofundando seu relacionamento com as comunidades em todo o País de Gales. Eles querem fazer sua parte para apoiar as aspirações do povo galês e destacar os desafios e oportunidades à frente deles”.
Princesa e Principe de Gales ao lado do Duque e Duquesa de Sussex.
Foto:GettyImages.
O título de Príncipe de Gales lhe foi atribuído após a morte da sua avó, rainha Elizabeth II, que faleceu semana passada aos 96 anos. Seu filho e sucessor, Charles III, fez seu primeiro discurso após a morte da rainha, na sexta-feira (9); suas palavras foram dirigidas ao povo britânico, exaltando sua esposa, Camila Parker, seu filho mais novo, Harry, e relembrou legado deixado por sua mãe.
O monarca ressaltou que Elizabeth viveu uma “muito bem vivida vida” e muito dedicada ao dever, promessa que o atual rei quer manter, e firmou isso em seu discurso; “Essa promessa de viver para o serviço eu gostaria de renovar hoje a vocês”.
Com as mudanças de títulos e reajustes gerais do cenário monarca, o príncipe William passa a apoiar o rei em seus compromissos reais de forma direta, levando agora em consideração que o mesmo é herdeiro ao trono. Já no caso do príncipe Harry, irmão de William e filho do Rei Charles III, ele sustenta o cargo de Conselheiro de Estado, desde seus 21 anos, substituindo a rainha, e agora o rei, em funções oficiais.
Foto em Destaque: Principe de Gales em homenagem feita à Rainha Elizabeth II. Foto: Reprodução/CNN.