Procon aplica multa milionária em Facebook por pane ocorrida em outubro

Érica Fernanda Posca Vezzoni Por Érica Fernanda Posca Vezzoni
3 min de leitura

O órgão de defesa do consumidor (Procon) divulgou nessa segunda-feira (6) que aplicou uma multa de mais de 11 milhões por “má prestação de serviço” após pane ocorrida no dia 4 de outubro. Pane essa que ocorreu e deixou apps empresariais como WhatsApp e o Instagram fora do ar por quase 6 horas.

No dia do ocorrido, os serviços das redes citadas foram interrompidos durante cerca de 6 horas no mundo todo, após um erro de configuração no Sistema de Nomes do Domínio (DNS), tendo Facebook como o responsável pela operação.

Segundo o Procon de São Paulo, essa falha “afetou mais de 91 mil consumidores do Facebook, mais de 90 mil do Instagram e mais de 156 mil do Whatsapp” diz parte da declaração.

O Procon notificou a companhia em outubro e exigiu explicações sobre o interrompimento dos serviços, concluindo que sim “houve falha na prestação do serviço, prejudicando milhões de consumidores no Brasil e no mundo”, afirma Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

Embora o serviço não seja cobrado, a empresa lucra com os usuários, logo, há relação de consumo”, ele também afirmou.

O valor da multa, R$11.286.557,54, foi calculado de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. O Facebook ainda pode recorrer da decisão.


(vídeo: TV Cultura. Reprodução/youtube)


O órgão também faz apontamentos quanto a clausulas abusivas nos termos de uso dos aplicativos, sendo o Facebook desobrigado as reponsabilidades por problemas que possam ocorrer na prestação de serviço além de terem possibilidade de alteração unilateral do contrato da empresa com o usuário, como: “mudança do nome da conta, encerramento ou alteração do serviço e remoção ou bloquei de conteúdo”.

 

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Omicron-Google-adia-retorno-de-funcionarios-aos-escritorios-para-depois-de-janeiro 

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Bolsonaro-autoriza-ex-alunos-de-escolas-privadas-a-ganharem-bolsa-no-Prouni 

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Conta-de-luz-tera-um-aumento-de-19-no-ano-de-2022 


O Facebook, que agora passou a ter o nome de “Meta” e afirmou que “discorda da decisão do Procon-SP”.

“A Meta investe em tecnologia e pessoas para manter seus serviços gratuitos e funcionando, e para tornar os seus sistemas cada vez mais resilientes. Apresentaremos nossa defesa e confiamos que nossos esclarecimentos serão acolhidos”, divulgou a empresa.

Foto Destaque: Logo da empresa Meta.   Reprodução/Eric Risberg

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile