A produção de veículos aumentou 11,6% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com os três meses anteriores, segundo o levantamento divulgado nesta sexta-feira pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A pesquisa soma os dados de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, chegando a um total de 665 mil produzidos entre julho, agosto e setembro deste ano.
“O fechamento do trimestre representou um importante degrau na recuperação do mercado automotivo brasileiro neste ano, após um primeiro trimestre tímido, em função da falta de componentes eletrônicos, e de um segundo trimestre de início de melhora”, afirmou a associação.
A produção de veículos cresceu 19,3% entre setembro de 2021 e setembro de 2022. Em agosto, houve uma queda de 12,7%.
O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, declarou em um comunicado enviado à imprensa que “historicamente, setembro não repete os bons números de agosto, um mês mais longo e sem feriados”.
O número de veículos produzidos entre janeiro e setembro de 2022, no acumulado do ano, foi de 1,756 milhão, sendo maior que o visto no mesmo período de 2021, de 1,652 milhão.
Produção de veículos aumenta no terceiro trimestre de 2022. Foto: (Reprodução/Terra)
Os licenciamentos também tiveram alta na comparação entre os meses de setembro, de 25,1%. Contudo, de agosto para o mês passado houve queda de 7%.
Já as exportações caíram 39% ante agosto e subiram 20,7% em comparação a setembro de 2021.
Os números de vendas tiveram uma elevação de 25,1% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, com 194 mil emplacamentos. Foram comercializadas 1,5 milhão de unidades, no acumulado de janeiro a setembro, tendo uma queda de 4,7% em relação ao mesmo período em 2021.
O setor ainda sofre com as dificuldades em conseguir componentes, como os semicondutores, afirmou Márcio Leite. Segundo ele, essa situação só deve voltar ao normal no segundo semestre de 2023. Apesar das dificuldades, é esperado que os fabricantes consigam vender 2,14 milhões de veículos até o final do ano, de acordo com o presidente da Anfavea.
Foto destaque: Produção de veículos tem alta no terceiro trimestre de 2022. Foto: Reprodução/InfoMoney.