Os produtores dos filmes da franquia “Velozes e Furiosos” foram condenados a pagar aproximadamente R$ 5 milhões de indenização a um dublê, após um acidente ocorrido em 2019, durante as gravações do nono filme da franquia.
Dublê Joe Watts (foto: reprodução/Facebook/Joe Watts)
O acidente
Segundo a investigação, o acidente sofrido por Joe Watts, dublê de Vin Diesel, que interpreta o protagonista Dominic Toretto, foi causado por uma mudança de última hora no roteiro da cena que vinha sendo ensaiada. As investigações apontaram que a mudança foi na direção do lançamento do dublê, uma vez que em todos os ensaios da cena de embate físico, o ator era jogado por cima do ombro direito do seu parceiro de cena. Entretanto, em um último instante antes de gravarem, ele foi informado de que seria lançado sobre o ombro esquerdo dele, contudo, a equipe do estúdio manteve as posições dos equipamentos de segurança.
Após o lançamento, o cabo de segurança de Watts se rompeu e ele caiu fora do colchão, batendo a cabeça no chão. O ator teve um traumatismo craniano e a inspetora que avaliou o caso afirmou que “os ferimentos de Watts mudaram sua vida e ele poderia facilmente ter morrido”.
O acidente paralisou a carreira de Watts que, antes de 2019, participou de grandes sucessos como filmes da trilogia “Star Wars”, a série “Game of Thrones”, “Kingsman: Círculo Dourado”, entre outros. O último projeto dele foi “Kingsman: A Origem”, também de 2021.
A sentença de indenizar o ator em 1 milhão de dólares não foi questionada pela empresa, que já se movimenta para pagá-lo.
Vídeo de divulgação de Velozes e Furiosos 9 no Brasil (Vídeo: reprodução/Youtube/Universal Pictures Brasil)
O filme
Planejado para ser lançado em 2020, o filme teve a estreia adiada após a paralisação das atividades culturais por conta da pandemia de COVID-19, e foi lançado em 2021, com a reabertura dos cinemas. Aclamado pelo público, mas não pela crítica, o filme foi o maior lançamento da época.
Foto destaque: Vin Diesel em foto promocional do filme “Velozes e Furiosos 9” (Reprodução/Universal Pictures)