Projeto de Lei com nome de Vini JR. é aprovada por unanimidade no Rio de Janeiro

2 min de leitura

A Assembleia legislativa do Rio de Janeiro, aprovou nesta terça-feira (6) o PL 1.112/23, que está conhecida como a “Lei Vini Jr.”. O projeto de lei prevê a interrupção de partidas e até mesmo o cancelamento de eventos esportivos, caso seja constatados atos racistas.

O projeto, que foi aprovado de maneira unânime, é de autoria do deputado estadual do Rio, Prof. Josemar (PSOL). Além da paralização de partidas, o projeto de lei também cria um protocolo para orientação de como agir com as denúncias de racismo no MP e o encaminhamento dos que sofreram com os atos racistas para a Defensoria Pública.

Também estão previstos no projeto, a divulgação de campanhas educativas sobre o combate ao racismo.

” Temos de uma vez por todas que extirpar este câncer que é o racismo, especialmente no meio esportivo. Essa lei vai no sentido de combater o racismo e criarmos uma sociedade igualitária. A Alerj é a primeira casa legislativa que aprova um PL com este teor no país”, disse o deputado Prof. Josemar (PSOL).

Foi aprovada também a concessão da Medalha Tiradentes para Vinícius Júnior. A medalha de Tiradentes é a maior honraria da Alerj, e só entregue para pessoas e/ou entidades que prestarem serviços relevantes à causa pública do estado do Rio de Janeiro. A concessão da medalha foi proposta vela deputada do PT, Verônica Lima.


Vinicius Júnior apontando para o agressor durante a partida contra o Valência. (Reprodução: Folha/Jose Jordan)


Vinicius Júnior se tornou símbolo da luta contra o racismo após sofrer inúmeros ataques racistas na Espanha, país onde atua pelo Real Madrid. O jogador brasileiro sofreu com inúmeros casos de racismo no país europeu, porém a gota d’água aconteceu no final do mês de maio, quando o Real Madrid enfrentava a equipe do Valência. Torcedores da equipe adversária direcionaram cânticos racistas durante o jogo, Vinicius Júnior chegou a reagir aos ataques e conseguiu identificar um dos agressores.

Foto destaque: Vinícius Júnior. Reprodução: CESAR MANSO / AFP

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile